terça-feira, 30 de junho de 2015

Grécia não vai pagar o FMI

O governo grego já sinalizou que não vai pagar hoje a parcela de 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O risco de um calote da Grécia e a saída do país do bloco e da União Europeia aumentou após impasses nas negociações dos últimos dias e da decisão do governo grego de fechar os bancos e limitar os saques nos caixas automáticos.

Além disso, no fim de semana, o primeiro-ministro grego decidiu que vai fazer um referendo no próximo dia 5 de julho para saber se aceita as condições dos credores, que incluem alta de impostos e cortes nas aposentadorias do país.
Ontem, os mercados europeus tiveram o pior dia desde 2011. Consultores veem chance de 60% de a Grécia sair da zona do euro mas especialistas ainda acreditam na permanência. Também entendem que o impacto no Brasil, de um possível calote da Grécia, seria pequeno.

O presidente do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon-CE), Allisson Martins, diz que o impasse entre o governo da Grécia e os credores internacionais, com grandes chances de ocorrer um default (calote) hoje, deverá resultar em forte volatilidade nos mercados de capitais internacionais, sobretudo na zona euro.
Jornal O Povo 

Nenhum comentário: