quinta-feira, 25 de junho de 2015

Crato inicia planejamento para a 9ª. Conferencia Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde do Crato realizou nesta terça-feira, uma reunião debater os detalhes voltados à 9ª. Conferência Municipal de Saúde. Na ocasião, foram discutidas as disposições iniciais acerca da preparação da conferência, bem como foram ouvidas sugestões e foi lida a deliberação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, para a realização das conferências do País que compreendem as três esferas do governo: Municipal, Estadual e Federal.

De acordo com a articuladora Aline Franca, nesse primeiro encontro foram explanadas as questões para que nesse contexto os profissionais se mobilizem para o encaminhamento das ações. Na próxima quarta-feira, dia 1º. de julho, serão fechadas as datas da conferência do Município do Crato, ressaltando que a Conferência Estadual de Saúde será em Fortaleza, no mês de setembro, e a Nacional em Brasília, em dezembro, celebrando a sua 15ª edição com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. 

A temática incorpora diferentes significados. Saúde pública como direito de cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização; saúde pública de qualidade, visando à superação das desigualdades, entre diferentes populações e regiões, à organização e à humanização nos serviços de saúde de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de saúde, onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde nas três esferas de Governo, legitimando o exercício da democracia por meio da Participação Popular. “Nós que fazemos a Secretaria de Saúde do Crato estaremos articulando a discussão de projetos e apresentação de experiências efetivas”, avalia o secretário, Lucimilton Macêdo.

Nenhum comentário: