quarta-feira, 25 de novembro de 2015
MP MULTA COELCE POR COBRAR SEGURO DE VIDA NA FATURA
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) notificou nesta terça-feira (24) a Companhia Energética do Ceará (Coelce). A empresa foi multada em 60.000 UFIRCE (cerca de R$ 200 mil), por cobrar por seguros de vida diretamente na fatura de energia elétrica. Foi determinado, também, que a empresa deve informar aos consumidores que eles têm o direito de pagar as faturas mensais de consumo de energia elétrica, sem ter que pagar por serviços de terceiros eventualmente contratados.
O DECON, noticiado pela 25ª Vara Cível de Fortaleza, instaurou procedimento administrativo para apurar a informação de que a Coelce disponibilizaria no mercado de consumo, além do fornecimento de energia elétrica, seguro de vida e que a cobrança por este serviço estaria sendo feita diretamente na fatura de energia elétrica.
Ao ser notificada pelo órgão consumerista, a Coelce informou que a matéria é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) através da resolução normativa nº 581, de 11 de outubro de 2013, tendo apresentado, também, a relação de possíveis cobranças que podem ser incluídas na conta de energia elétrica. Acontece que tal prática é permitida, desde que atendidos os parâmetros delineados na resolução normativa mencionada que, em seu artigo 4º, veda a prestação de atividades atípicas pelas distribuidoras de energia.
A Coelce, além de realizar a cobrança de serviços de terceiros através das faturas de consumo, exerce efetivamente a comercialização de seguros de vida, inclusive confeccionando material publicitário dos produtos. Além disso, a companhia colocou os dizeres “Coelce Seguros” de forma ostensiva no material informativo, transmitindo ao consumidor a sensação e expectativa de contratar com a própria Coelce e não com empresas terceirizadas.
A secretária-executiva do DECON, Ann Celly Sampaio, acrescenta que, pelo serviço de energia elétrica ser essencial, é vedado à Coelce explorar outra atividade que não seja a distribuição de energia, uma vez que essa atitude transcenderia os limites impostos pela ANEEL e pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A empresa tem prazo de dez dias, contados a partir do recebimento da notificação, para recorrer à Junta Recursal do órgão.
JÁ NOTIFICADOS 739 CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL
O Brasil já soma 739 casos notificados de bebês com o diagnóstico de microcefalia, malformação do crânio que pode trazer sequelas graves ao desenvolvimento. Em apenas uma semana, o número de registros cresceu 85% e já atinge ao menos 160 municípios de nove estados do país.
Destes, Pernambuco registra o maior número de diagnósticos, com 487 até o momento. Em seguida, estão Paraíba, com 96 registros, Sergipe (54) e Rio Grande do Norte (47). Também há casos registrados no Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (1).
O número de casos de microcefalia, no entanto, pode ser ainda maior, uma vez que o balanço do Ministério da Saúde apresenta os dados até a última sexta-feira, 21.
MELHERES VÃO ÀS RUAS NA CAPITAL PROTESTAR CONTRA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
O Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher, comemorado amanhã, 25 de novembro, será marcado, em Fortaleza, pela presença das mulheres nas ruas visando a denunciar o aumento da violência contra o gênero no Ceará e no Brasil. O ato terá início na Praça da Bandeira, no Centro, com concentração a partir das 15h.
O Ceará, segundo o Mapa da Violência de 2015, é o 3º estado do Nordeste e o 6º do País no ranking de mulheres vítimas de feminicídio – homicídio qualificado praticado contra mulher por razões da condição do sexo feminino. A Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social registrou, nos primeiros quatro meses deste ano, uma média de 11 casos de violência doméstica por dia.
Retrocesso
A mobilização pretende denunciar ainda o retrocesso expressado no projeto de lei 5069, de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que retira uma série de direitos das mulheres vítimas de violência sexual, colocando-as ainda mais em condições de violência.
SEIS PARTIDOS FECHAM ACORDO CONTRA CUNHA
Líderes de seis partidos na Câmara - DEM, PSDB, Rede, PPS, PSB, Psol – fecharam questão ontem (24) e anunciaram que oficialmente vão obstruir todas as votações da Casa enquanto o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) se mantiver no cargo.
O grupo, que esteve reunido durante mais de uma hora para alinhar uma posição de protesto, informou que sequer participará da reunião do Colégio de Líderes, que tradicionalmente ocorre no início da tarde das terças-feiras, quando as legendas definem as votações da semana.
“Vamos comunicar que estamos nos retirando da reunião para ir ao Conselho de Ética e dar todo o apoio. Saindo de lá, vamos a plenário em obstrução total”, afirmou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR). O parlamentar acrescentou que a obstrução às votações não atingirá a sessão do Congresso Nacional, marcada para 19h para apreciação de vetos presidenciais.
Cunha é acusado de adotar manobra para prejudicar a reunião do Conselho de Ética de quinta-feira ( 19 ), quando o colegiado apreciaria parecer preliminar do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), que recomendou a continuidade das investigações das denúncias contra o presidente da Câmara.
Site Ceará News 7
FESTIVAL DE FLORES DE HOLAMBRA ANIMA CARIRI
O Cariri abre a temporada das flores, com o VII Festival das Flores de Holambra, que acontece de 26 de novembro a 6 de dezembro, na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Uma tradição anual de um evento que é sucesso de público todos os anos. A feira de flores tem sido um importante atrativo para a região, além de um momento de lazer e afetividade para compartilhar com amigos e a família, e contemplar as diversas espécies de flores e plantas ornamentais. Outro aspecto importante está relacionado ao impulso no mercado e um incentivo para o cultivo de espécies na região, adaptadas ao clima. Um público de mais de 120 mil pessoas já teve a oportunidade e contemplar o corredor das flores.
Abertura será às 9 horas
O Festival será aberto às 9 horas da próxima quinta-feira, 26, e neste dia também terá o seu funcionamento até às 21 horas. Nos outros dias, será aberta a partir das 8 horas, com encerramento das atividades às 20 horas.
Ano passado, o público chegou a mais de 20 mil pessoas, podendo ser mais uma vez superado este ano, pelo grande interesse das pessoas pelas plantas que chegam em containers da cidade de Holambra, no interior de São Paulo, direito para o Cariri. Segundo o coordenador da VII Edição do Festival, Bruno Sobreira, este ano se terá a oportunidade de conhecer mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais. As plantas carnívoras estão entre os atrativos para o festival, e as diversas tipologias de orquídeas, gérberas, rosas, bonsais, cactos, violetas, samambaias, e outras espécies.
Em local amplo e climatizado, a clientela é atendida por pessoas que estão aptas a levar as informações necessárias de como melhor cultivar as plantas nos ambientes de sua residência ou apartamentos, incrementar os jardins das casas, hotéis e levar o colorido das flores para os variados espaços. E o mais interessante é que o consumidor tem a oportunidade e adquirir as espécies a preços bem acessíveis, a partir de R$ 5,00.
A perspectiva de incrementar o turismo e trazer novas espécies de flores e plantas ornamentais para a região do Cariri, também é um dos objetivos dos organizadores, que mantêm o padrão de recepção aos visitantes que querem admirar a beleza de flores e plantas raras. O festival tem um caráter beneficente e conta com a promoção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, com a parceria da Cooperativa de Flores de Holambra.
Evento consolidado no Cariri
O Festival das Flores de Holambra está consolidado na região do Cariri e passou a fazer parte do calendário de eventos regional. São sete anos consecutivos trazendo para o Cariri a beleza e o colorido das flores da cidade de Holambra, referência também para produtores do Cariri. Holambra passou a ser cidade é responsável pela maior produção de flores do Brasil, também exportadas para vários países. A produtividade corresponde a 30% das flores e plantas ornamentais cultivadas em todo o País. Uma estrutura foi montada na praça, no intuito de proporcionar um atendimento de qualidade à população.
São 20 anos de realização de feiras em quase todo o Brasil. Além da importante parceria dos organizadores, o festival também conta com o apoio de órgãos como a prefeitura municipal de Juazeiro do Norte. O evento acontece em capitais e também nas grandes cidades do interior nordestino. Fortaleza é uma delas, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió.
O festival é um incentivo às empresas do setor, representa um espaço de diversidade para os floricultores da região. Vem aumentar o desenvolvimento desse segmento, proporcionando abertura para os negociantes do ramo, com mais uma opção de inovação, além de valorizar ainda mais o que já existe no Cariri
Para a professora Elizabeth Bezerra, a feira é uma boa oportunidade de diversificar as espécies do jardim. “Todos os anos, tenho a oportunidade de poder escolher plantas que, com o cuidado necessário, dá muito bem para serem cultivadas na região”, afirma. Entre as plantas que já teve a oportunidade de adquirir estão diversas variedades de roseiras. Há espécies bem resistentes e que colorem mais a sua casa, além de serem adquiridas a preços bem em conta
Há também uma economia maior em relação às plantas comercializadas para jardinagem na própria região, porque vem direto de Holambra para o Cariri, sem atravessadores. É uma oportunidade de comprar presentes a preços acessíveis nesse período pré-natalino.
SECRETÁRIO DAS CIDADES DO CE VISITA OBRAS DO GOVERNO DO ESTADO NO CARIRI
O Secretário das Cidades, Lucio Gomes, em companhia do Secretário Adjunto da pasta, Quintino Vieira, e técnicos da Secretaria, visitam o Cariri para acompanhar o andamento de obras na região nesta quarta-feira (25).
Na programação, serão visitados os trechos 1, 2 e 3 da Avenida do Contorno, em Juazeiro do Norte. O trecho 1 já está em fase de execução - hoje com 80% - e contempla 3,35 km de malha viária em pista dupla. Neste trecho, a via liga o município de Caririaçu à ponte do Rio Salgadinho. O investimento é de R$17.292.570,43, tendo prazo previsto para conclusão no primeiro semestre de 2016.
Os trechos 2 e 3 tiveram seu contrato assinado no último dia 10 de novembro e somam um total de R$21,5 milhões. Com 1,9 km de extensão, o trecho 2 tem início na ponte sobre o Rio Salgadinho e segue até a interseção com a rua Beatriz Gondim Santana.
Já o trecho 3, que teve seu contrato assinado no último dia 10 de novembro, tem 3,27 km e segue até a interseção com a Av. Pe. Cícero (CE-292), na saída para a cidade do Crato. Estão previstas no projeto oito interseções que irão se ligar a outros pontos do município.
O secretário também irá visitar a obra de recuperação ambiental e urbanística do Bairro Seminário, no Crato. A obra, que abrange 14,3 ha, contempla a construção de contenção da encosta, recomposição da vegetação, urbanização de espaços públicos, construção de via paisagística e reassentamento de famílias em situação de risco. Para sua execução estão sendo investidos R$ 31.387.448,13. Com aproximadamente 90% de execução, a intervenção deve ser inaugurada em breve pelo Governador do Estado.
JUAZEIRO SENDO ASFALTADA
Homens e máquinas continuam atuando no asfaltamento de várias ruas situadas no bairro Lagoa Seca em Juazeiro do Norte e a prioridade é a Sargento José Marcolino Brasileiro na direção da Rua Francisco Martins de Souza no bairro Frei Damião. O prefeito Raimundo Macedo lembrou que, na semana passada, já tinha mandado asfaltar a Rua Tenente Antonio Sales a qual, agora, tem a denominação de Vicentina Gonçalves de Lucena e liga os bairros Leandro Bezerra e Novo Juazeiro.
Cerca de 30 carradas de asfalto já foram utilizadas nesta segunda e terça-feiras na Rua Sargento José Marcolino a partir da Rua Arnobio Bacelar Caneca. Além disso, de acordo com Raimundão, pretende interligar vários quarteirões entre as ruas Sargento José Marcolino e Tenente Luis Coelho Rocha quais sejam os das ruas Genário Oliveira, José Sebastião, Odete Matos, Santana Soares, Maria Marcionilia Pessoa Silva e José Arnaldo Jatay Pedrosa.
HOMEM ARMADO MATA VICE-PREFEITO DE CHORÓ
Um homem armado entrou no gabinete da Prefeitura Municipal de Choró, fez refém e matou o vice-prefeito da cidade, Francisco Sidney Cavalcante, no início da tarde desta terça-feira, 24, no Centro. O suspeito, Francisco Roberto Oliveira, afirmou que Sidney tinha um caso com a mulher dele, Maria Elisângela Gomes Lemos, e deu um tiro na própria cabeça no fim da negociação com a Polícia, por volta das 14h45min. O corpo da mulher do criminoso foi encontrado em um apartamento na Parangaba.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que Roberto foi socorrido para um hospital local e em seguida transferido para Fortaleza.
Segundo o comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), capitão Antônio Cavalcante, que acompanhou a negociação, o suspeito chegou a dizer que mais quatro pessoas estavam mantidas reféns na sala. “Mas era mentira, quando abrimos a sala o corpo do vice-prefeito foi encontrado e o criminoso deu um tiro na cabeça, sendo socorrido em seguida por uma ambulância”, explicou.
A morte do vice-prefeito foi confirmada ao O POVO Online pelo Coronel Andrade Mendonça, porta-voz da Polícia Militar do Ceará, por volta das 14 horas. Antes de entrar na sala, os policiais tentaram conversar com o suspeito para preservar a vida das outras supostas vítimas.
A Polícia acredita que o crime tenha sido passional, pois o próprio suspeito citou um caso de sua mulher com o vice-prefeito. “Ele afirmou que também matou a mulher e escondeu o corpo em um freezer. A Divisão de Homicídios foi verificar isso na casa dele”, detalhou Cavacante.
Jornal O Povo
TROCANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE SISTEMA SOCIOEDUCATIVO NO CE
Gestores do Estado estiveram reunidos, nesta terça-feira (24), com o secretário Especial de Direitos Humanos, do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Rogério Sottili, para encontro de avaliação da evolução do projeto de Estabilização e de Reestruturação do Sistema Socioeducativo do Ceará. Presidida pela vice-governadora, Izolda Cela, e pelo secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, a reunião no Palácio da Abolição contou ainda com a participação de representantes do Poder Judiciário e da sociedade civil.
O encontro de trabalho é uma sequência da reunião realizada na semana passada pelo governador Camilo Santana com Rogério Sottili, em Brasília. A intenção é trocar experiências e contar com o apoio do Governo Federal no processo de remodelação do sistema socioeducativo.
Na reunião, o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, destacou as medidas dos novos planos e propôs a parceria com a União no custeio de atividades, em ações de assistência às mães e acompanhamento aos egressos do sistema de privação de liberdade e no desenvolvimento de um programa de qualificação continuada para socioeducadores e demais profissionais. "Essas são ações basilares das medidas socioeducativas", ressaltou o titular da STDS.
O encontro de trabalho é uma sequência da reunião realizada na semana passada pelo governador Camilo Santana com Rogério Sottili, em Brasília. A intenção é trocar experiências e contar com o apoio do Governo Federal no processo de remodelação do sistema socioeducativo.
Na reunião, o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, destacou as medidas dos novos planos e propôs a parceria com a União no custeio de atividades, em ações de assistência às mães e acompanhamento aos egressos do sistema de privação de liberdade e no desenvolvimento de um programa de qualificação continuada para socioeducadores e demais profissionais. "Essas são ações basilares das medidas socioeducativas", ressaltou o titular da STDS.
COMISSÃO DO SENADO RETIRA DE PAUTA PROJETO QUE PROÍBE COBRANÇA DE ROAMING
O projeto de lei que proíbe a cobrança de tarifa adicional (“roaming”) aos usuários de telefonia celular que fazem e recebem ligações fora de suas áreas de origem, já aprovado pela Câmara dos Deputados, foi retirado de pauta nesta quarta-feira, 24/11, pela Comissão de Defesa do Consumidor, do Senado. O projeto, que já conta com parecer favorável emitido pela relatora, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi retirado da pauta da comissão, por solicitação da própria relatora. Autor da matéria, o deputado federal cearense Chico Lopes, também do PCdoB, cobra a votação imediata do projeto, que depende apenas dessa aprovação para seguir para sanção da presidenta Dilma Rousseff e se tornar lei, beneficiando consumidores em todo o Brasil.
A retirada de pauta, na Comissão de Defesa do Consumidor do Senado, é um passo atrás na luta de entidades de defesa do consumidor, parlamentares e cidadãos pelo fim da cobrança de “roaming”, que penaliza milhões de consumidores. O fim da cobrança de “roaming” é apoiado por entidades de defesa do consumidor como a Associação Nacional dos Procons, a Proteste e o Procon Fortaleza. Juntamente com o pedido para que a matéria fosse retirada de pauta, foi apresentada nesta quarta-feira, na comissão, solicitação de realização de nova audiência pública sobre o tema.
Para o deputado Chico Lopes, autor do projeto, não há necessidade nem justificativa para uma nova audiência pública, tendo em vista que a matéria tramita no Congresso Nacional desde 2011. “A necessidade de proibir essa cobrança já foi exaustivamente discutida tanto pelo Congresso Nacional quanto pelas entidades de defesa do consumidor. O fim do ‘roaming’ vai representar um alívio concreto no bolso do consumidor, que ficará livre da cobrança de altos valores pelas ligações telefônicas feitas fora da sua área de origem. O consumidor ficará livre inclusive da condição de impedimento de utilizar o celular, mesmo que para apenas receber chamadas, nos casos de celular pré-pago em que o usuário não possui créditos e está em local diferente da região de origem de sua linha”, destaca Chico Lopes.
“Se o projeto já tem parecer favorável na própria Comissão de Defesa do Consumidor do Senado, o que é preciso é que ele seja votado e aprovado imediatamente, sem mais demora para uma medida que trará um benefício tão grande para o consumidor”, acrescenta o deputado Chico Lopes.
“No momento em que diversas entidades como a Proteste reforçam a campanha nacional pelo fim dessa cobrança injusta e que tanto penaliza o consumidor, não podemos andar pra trás nessa luta. Precisamos reforçar a campanha para pedir aos senadores que votem e aprovem o quanto antes o fim do roaming”, destaca, defendendo o retorno urgente do projeto à pauta da comissão.
MORO: "NÃO HÁ PROVAS CONTRA LULA"
No despacho em que determinou a prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula suspeito de intermediar propinas envolvendo contrato de navio-sonda da Petrobras, o juiz Sérgio Moro enfatizou que não existe nenhuma prova ou indício da participação do ex-presidente nos atos ilícitos investigados.
"Não há nenhuma prova de que o ex-presidente da República estivesse de fato envolvido nesses ilícitos, mas o comportamento recorrente do investigado José Carlos Bumlai levanta o natural receio de que o mesmo nome seja de alguma maneira, mas indevidamente, invocado para obstruir ou para interferir na investigação ou na instrução", sentenciou Moro na decisão.
Para o magistrado, a prisão de Bumlai foi feita também para conter eventuais danos à reputação do ex-presidente. Fatos da espécie teriam o potencial de causar danos não só ao processo, mas também à reputação do ex-Presidente, sendo necessária a preventiva para impedir ambos os riscos", afirmou.
Bumlai é suspeito de ter tomado um empréstimo de R$ 12 milhões junto ao banco Schahin, recurso que, segundo os investigadores e com base em delações dos próprios executivos do banco, teria como objetivo ser repassado ao PT.
O fato de Lula não ser alvo da 21ª fase da operação Lava Jato, batizada de "Passe Livre", também foi destacado pelo procurador da República Carlos Fernando dos Santos. Em entrevista na sede da PF em Curitiba, ele disse que não é possível calcular o envolvimento de Lula nas operações financeiras. "Havia o uso do nome do ex-presidente, mas até o momento, em nossos levantamentos não houve alguma intercessão, apenas ouvimos nos depoimentos que as ordens vinham de cima", comentou.
Sérgio Moro considerou a prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, alvo central da Operação Passe Livre, deflagrada nesta terça-feira, 24, necessária dentro de um contexto de corrupção sistêmica e profunda. "Embora as prisões cautelares decretadas no âmbito da Operação Lava Jato recebam pontualmente críticas, o fato é que, se a corrupção é sistêmica e profunda, impõe-se a prisão preventiva para debelá-la, sob pena de agravamento progressivo do quadro criminoso", diz Moro, em decisão do dia 19.
"Se os custos do enfrentamento hoje são grandes, certamente serão maiores no futuro. O país já paga, atualmente, um preço elevado, com várias autoridades públicas denunciadas ou investigadas em esquemas de corrupção, minando a confiança na regra da lei e na democracia."
Para o juiz da Lava Jato, a liberdade de Bumlai representaria um "risco à ordem pública".
Brasil 247
MARCHA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA RECEBE O APOIO DA SECRETARIA DE CULTURA DO CRATO
Com o
objetivo em dar visibilidade ao combate às intolerâncias, a Secretaria de
Cultura do Crato apoia a Marcha contra Intolerância Religiosa, ação a ser
realizada na próxima sexta-feira, 27, às 18h30, saindo da ladeira da Rua Coronel
Luiz Teixeira, seguindo até a RFFSA.
Essa ação
faz parte dos 16 Dias de Ativismo do Conselho de Mulheres e que apoia as ações
do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) de resistência negra, e que
culminará no Largo da RFFSA, com apresentação da banda Samba de Rumbê, com muita
cultura, arte, festa, educação e respeito à diversidade religiosa brasileira.
SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO CRATO VAI DISCUTIR O PAPEL DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO ESTADO
A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento
Social do Crato (SMTDS) vai realizar na próxima sexta-feira, 27, no auditório
do SEST/SENAT, o I Seminário Regional “Medidas Socioeducativas em Meio Aberto:
responsabilidade de todos”. A
programação do evento terá palestras, debates, apresentações artísticas, com
participações de autoridades na área, professores, estudantes e representantes
de movimentos sociais. O objetivo é levantar discussões que envolvam os poucos
avanços e grandes desafios do sistema socioeducativo que acolhe adolescentes
infratores.
O Padre Agnaldo Soares Lima, Diretor Executivo da
Rede Salesiana Brasil de Ação Social, estará presente e será o primeiro
palestrante do evento. O religioso abordará o tema do seminário: “Medidas
Socioeducativas em Meio Aberto: responsabilidade de todos”. Em seguida, o Dr.
José Flávio Bezerra Morais, Juiz da 2ª Vara Cível do Crato, vai falar sobre a
ação socioeducativa e sua execução. Após os debates, as discussões estarão
voltadas para o papel do Centro de Referência Especializado da Assistência
Social – CREAS e o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de
Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à
Comunidade (PSC).
Para finalizar os trabalhos, está previsto o debate
sobre os instrumentais de medida socioeducativa de Prestação de Serviço à
Comunidade no âmbito do CREAS. O
seminário começa às 7h30, e vai até às 15h, e deve receber participantes de
diversos municípios do Cariri.
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
AS SETE MAIORES VERGONHAS DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS
Por Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, Trip Magazine
A lista dos episódios mais vergonhosos da história nacional foi elaborada pela antropóloga Lilia Schwarcz e a historiadora Heloisa Starling, autoras do recém-lançado ”Brasil: uma biografia”.
1 — Genocídio da população indígena
Até os dias de hoje há controvérsia sobre a antiguidade dos povos do Novo Mundo. As estimativas mais tradicionais mencionam 12 mil anos, mas pesquisas recentes arriscam projetar de 30 mil a 35 mil anos. Sabe-se pouco dessa história indígena, e dos inúmeros povos que desapareceram em resultado do que agora chamamos eufemisticamente de “encontro” de sociedades. Um verdadeiro morticínio teve início naquele momento: uma população estimada na casa dos milhões em 1500 foi sendo reduzida aos poucos a cerca de 800 mil, que é a quantidade de índios que habitam o Brasil atualmente.
2 — Sistema escravocrata
O Brasil recebeu 40% do total de africanos que compulsoriamente deixaram seu continente para trabalhar nas colônias agrícolas do continente americano, sob regime de escravidão, num total de cerca de 3,8 milhões imigrantes. Fomos o último país a abolir a escravidão mercantil no Ocidente (só o fazendo em 1888, e depois de muita pressão) e o resultado desse uso contínuo, por quatro séculos, e extensivo por todo o território foi a naturalização do sistema. Escravos eram abertamente leiloados, alugados, penhorados, segurados, torturados e assassinados.
3 — Guerra do paraguai
O Império brasileiro errou em cheio. Avaliou-se que a contenda internacional opondo, de um lado, Brasil, Uruguai e Argentina, e, de outro, o Paraguai seria breve e indolor. No entanto, a guerra – na época chamada de “açougue do Paraguai” ou de “tríplice infâmia” – durou cinco longos e doloridos anos: de 1865 a 1870. A consequência para o lado paraguaio não foi apenas a deposição de seu dirigente máximo, mas a destruição do próprio Estado nacional. Os números de mortes sofridos pelo país são até hoje controversos e oscilam entre 800 mil e 1,3 milhão habitantes. Quanto às estatísticas brasileiras, a relação de homens enviados varia de 100 a 140 mil.
4 — Canudos
Em 1897, a República abriu guerra contra Canudos: uma comunidade sertaneja originada de um movimento sóciorreligioso liderado por Antônio Conselheiro. Canudos incomodou o governo da República e os grandes proprietários de terras, pois era uma nova maneira de viver no sertão. Em 1897, o arraial foi invadido por tropas militares, queimado a querosene e demolido com dinamite. A população foi dizimada. Em Os sertões, publicado em 1902, Euclides da Cunha escreve: “Canudos não se rendeu. Caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, e todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados”.
5 — Polícia política do Governo Vargas
Em 1933, Getúlio Vargas criou a Delegacia Especial de Segurança Política e Social (Desp). Para comandá-la, Vargas entronizou o capitão do Exército, Filinto Müller. Na condição de chefe de polícia, Müller não vacilou em mandar matar, torturar ou deixar apodrecer nos calabouços do Desp os suspeitos e adversários declarados do regime sem necessidade de comprovar prática efetiva de crime. Pró-nazista, sua delegacia manteve um intercâmbio, reconhecido pelo governo brasileiro, com a Gestapo – a polícia secreta de Hitler – que incluía troca de informações, técnicas e métodos de interrogatório.
6 — Centros clandestidos de violação de direitos humanos
A ditadura militar instalou, a partir de 1970, centros clandestinos que serviram para executar os procedimentos de desaparecimento de corpos de opositores mortos sob a guarda do Estado – como a retirada de digitais e de arcadas dentárias, o esquartejamento e a queima de corpos em fogueiras de pneus. No Brasil governado pelos militares, a prática da tortura política e dos desaparecimentos forçados não foi fruto das ações incidentais de personalidades desequilibradas, e nessa constatação reside o escândalo e a dor.
7 — Massacre do Carandiru
Mais conhecida como Carandiru, a Casa de Detenção de São Paulo abrigava mais de 7 mil detentos, em 1992 – a capacidade oficial era de 3.500 pessoas. No dia 2 de outubro, uma briga entre facções rivais de presidiários terminou num massacre: a tropa policial entrou no presídio utilizando armamento pesado e munição letal. 111 presos foram mortos e 110 feridos. O cenário era de horror. Passados 21 anos, somente em 2014, 73 policiais foram condenados – todos podem recorrer em liberdade.
COMO NÃO DÁ PARA AFASTAR RONALDO O JEITO AGORA É TRANCAR A PAUTA DO EXECUTIVO NA CÂMARA DE VEREADORES DO CRATO
Os vereadores de oposição à gestão do prefeito do Crato já tem uma nova tática para tentar inviabilizar a gestão de Ronaldo.
Trancar a pauta de votações da Câmara Municipl inviabilizando a votação de projetos de interesse da sociedade e do executivo,
É a mesma tática do Eduardo Cunha (PDMB/RJ) o "insuspeito" presidente da Câmara dos Deputados.
O anúncio de trancar a pauta foi feita pelo vereador Bebeto (PTN).
Assim já que a oposição não consegue 12 votos para mudar a Lei Orgânica do Município o jeito é trancar a pauta para que Ronlado seja forçado a negociar com os vereadores.
Trancar a pauta do Executivo é uma manobra bem conhecida dos brasileiros.
Os governos Lula e Dilma sofreram e sofrem bastante com essa tática que visa chantagear o Executivo.
Ora, se a proposta sai de vereadores ligados ao PSDB do Crato, então, podemos esperar que a pressão será grande, pois o PSDB sabe como agir nesse terreno, tentando ampliar crises dos governos apra poder tirar vantagem e parecer como o salvadord a pátria.
A questão é saber se a sociedade cratense vê nesse grupo político, PSDB, PMDB, vereadores que querem mudar a Lei Orgânica, Samuel e Raimundo Filho a solução para os problemas do Crato.
Isso, só 2016 dirá. Isso se os golpistas não conseguirem mudar a Lei Orgância e afastar Ronaldo Gomes de Mattos.
O que está em curso no Crato é a mesma ação nacional.
Inviabilizar um governo ameaçando impeachment para colocar de volta o passado.
Trancar a pauta de votações da Câmara Municipl inviabilizando a votação de projetos de interesse da sociedade e do executivo,
É a mesma tática do Eduardo Cunha (PDMB/RJ) o "insuspeito" presidente da Câmara dos Deputados.
O anúncio de trancar a pauta foi feita pelo vereador Bebeto (PTN).
Assim já que a oposição não consegue 12 votos para mudar a Lei Orgânica do Município o jeito é trancar a pauta para que Ronlado seja forçado a negociar com os vereadores.
Trancar a pauta do Executivo é uma manobra bem conhecida dos brasileiros.
Os governos Lula e Dilma sofreram e sofrem bastante com essa tática que visa chantagear o Executivo.
Ora, se a proposta sai de vereadores ligados ao PSDB do Crato, então, podemos esperar que a pressão será grande, pois o PSDB sabe como agir nesse terreno, tentando ampliar crises dos governos apra poder tirar vantagem e parecer como o salvadord a pátria.
A questão é saber se a sociedade cratense vê nesse grupo político, PSDB, PMDB, vereadores que querem mudar a Lei Orgânica, Samuel e Raimundo Filho a solução para os problemas do Crato.
Isso, só 2016 dirá. Isso se os golpistas não conseguirem mudar a Lei Orgância e afastar Ronaldo Gomes de Mattos.
O que está em curso no Crato é a mesma ação nacional.
Inviabilizar um governo ameaçando impeachment para colocar de volta o passado.
VEJA NA ÍNTEGRA VÍDEO DO ALMOÇO DOS VEREADORES DO CRATO
Após a repercussão do vídeo publicado sobre o encontro entre um grupo de vereadores cratenses e as testemunhas do caso dos remédios vencidos. O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Alagoano (PSB) acusou o Site Miséria de alterar a filmagem para desconstruir a imagem dos vereadores de Crato. O vídeo na integra mostra, além imagens já conhecida, o farmacêutico em uma roda de conversa com os parlamentares e alguns assessores.
Acompanhe o vídeo e tire suas conclusões.
RAIMUNDÃO EM BRASÍLIA RECEBIDO POR GILBERTO KASSAB
O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Kassab, recebeu o prefeito de Juazeiro do Norte em audiência nesta quinta-feira em Brasília. Raimundo Macedo foi assinar convênios da ordem de R$ 5 milhões que serão destinados à obras de drenagem pluvial, pavimentação em pedra tosca e asfalto, além de mobilidade urbana no município. O passo seguinte foi apresentar os projetos executivos à Superintendência da Caixa Econômica Federal para que os técnicos possam analisar questões como necessidade, valores e demanda pelos serviços.
Somente após essa avaliação é que o prefeito será novamente convocado à Brasília, a fim de assinar os devidos contratos. Raimundão recomendou pressa ao ministro para que possa logo iniciar a execução das obras de drenagem e pavimentação na Vila São Francisco e Vila Nova situadas, respectivamente, nos bairros Aeroporto e Pedrinhas. Ele tratou ainda sobre o projeto de macro drenagem do bairro Lagoa Seca e reafirmou o pleito quanto à construção de mais moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida.
MARCHA DAS MULHERES ENFRENTA O RACISMO
As mulheres negras encheram as ruas de Brasília-DF, nesta quarta-feira (18), com cor, música e discursos contra a violência e o racismo. Até chegar em frente ao prédio do Congresso Nacional, a marcha, que saiu do Ginásio Nilson Nelson, percorreu o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios com faixas, cartazes e palavras de ordem “contra o racismo, contra a violência, pelo bem estar”. E receberam de parlamentares, ao longo da marcha, palavras de apoio.
Com um disparo de arma de fogo e vários rojões, um manifestante do acampamento que pede o impeachment da presidenta Dilma e a volta do regime militar tentou provocar tumulto na Marcha das Mulheres Negras. A correria das mulheres, inclusive idosas, não foi o suficiente para dispersar a marcha.
As palavras de apoio foram novamente ouvidas durante a sessão do Congresso Nacional, que acontecia no mesmo momento em que houve o tumulto provocando pelos manifestantes golpistas. Foi a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) quem pediu ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que presidia a sessão, que fosse feita uma revista no acampamento dos manifestantes golpistas. Na semana passada, a polícia prendeu um sargento reformado da polícia que participava do acampamento com uma pistola e várias armas brancas.
Luciana Santos, presidenta do PCdoB e deputada federal por Pernambuco, presenciou estarrecida a “cena de horror” e relatou: “Eu estava vindo com a Marcha das Mulheres Negras em direção ao Congresso Nacional quando um manifestante pró-impeachment atirou para cima no meio da marcha. Foram 3 tiros! Uma manifestação de ódio e intolerância que nós não podemos aceitar. O PCdoB vai reagir à altura e solicitar à mesa diretora da Câmara e do Senado que não permita esse acampamento com pessoas armadas, perto do Congresso Nacional. Isso vai de encontro a qualquer tipo de manifestação plural e democrática”.
Luciana contou ainda que depois do susto inicial “e vendo que todas estávamos bem, consegui registrar o momento da prisão. Um absurdo que o rancor e a intolerância tentem tomar o lugar da coragem, da força, da alegria e da combatividade que marcaram esta linda Marcha das Mulheres Negras 2015”, desabafou.
Durante a Marcha das Mulheres Negras, em cima do carro de som, a líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali, declarou: “Nós não podemos permitir que as mulheres sejam assassinadas no aborto ilegal. Nós não podemos permitir que os homens entendam as mulheres negras como algo que possa ser descartado da vida com violência familiar”.
Movimento de luta
Com roupas e turbantes coloridos, com música e dança, cartazes e discursos, cerca de 25 mil mulheres negras percorreram as ruas anunciando que marchariam “até que todas as mulheres sejam livres”.
A presidenta da Unegro no Distrito Federal, Santa Alves, considerou a marcha um grande sucesso pela força demonstrada pelas mulheres negras, reforçando o desejo das mulheres negras de combater o racismo que as oprime, para garantir a construção de uma sociedade de bem-estar. E acrescentou que as mulheres negras não vão permitir que o Congresso aprove matérias que aumente a opressão contra as mulheres.
Um grupo de mulheres do Quilombo Quingoma, de Lauro de Freitas, na Bahia, aproveitou a marcha para denunciar as ameaças à comunidade remanescente de quilombolas com a construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, que vai passar dentro da terra delas.
Vídeo com as mulheres cantando.
Agressão dos golpistas
A marcha alegre que chegou em frente ao prédio do Congresso Nacional, parada tradicional das manifestações públicas, foi recebida com tiros por um sargento da polícia que foi preso em seguida. Ele alegou que se sentiu “ameaçado” pela presença das mulheres negras no espaço público.
Após os tiros, seguido de rojões, houve correria e dispersão. As mulheres ocuparam o gramado onde estão acampados os golpistas, que as ameaçaram e expulsaram do local. A polícia legislativa, que fez um cerco na entrada do prédio do Congresso, a tudo assistiu sem nenhuma interferência.
Do alto do carro de som, as organizadoras da marcha pediam as mulheres que não aceitassem provocação, saíssem do gramado e seguissem a marcha, que continuou pelo outro lado da Esplanada dos Ministérios, após a prisão do golpista.
Texto de Márcia Xavier
Do site Vermelho
Com um disparo de arma de fogo e vários rojões, um manifestante do acampamento que pede o impeachment da presidenta Dilma e a volta do regime militar tentou provocar tumulto na Marcha das Mulheres Negras. A correria das mulheres, inclusive idosas, não foi o suficiente para dispersar a marcha.
As palavras de apoio foram novamente ouvidas durante a sessão do Congresso Nacional, que acontecia no mesmo momento em que houve o tumulto provocando pelos manifestantes golpistas. Foi a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) quem pediu ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que presidia a sessão, que fosse feita uma revista no acampamento dos manifestantes golpistas. Na semana passada, a polícia prendeu um sargento reformado da polícia que participava do acampamento com uma pistola e várias armas brancas.
Luciana Santos, presidenta do PCdoB e deputada federal por Pernambuco, presenciou estarrecida a “cena de horror” e relatou: “Eu estava vindo com a Marcha das Mulheres Negras em direção ao Congresso Nacional quando um manifestante pró-impeachment atirou para cima no meio da marcha. Foram 3 tiros! Uma manifestação de ódio e intolerância que nós não podemos aceitar. O PCdoB vai reagir à altura e solicitar à mesa diretora da Câmara e do Senado que não permita esse acampamento com pessoas armadas, perto do Congresso Nacional. Isso vai de encontro a qualquer tipo de manifestação plural e democrática”.
Luciana contou ainda que depois do susto inicial “e vendo que todas estávamos bem, consegui registrar o momento da prisão. Um absurdo que o rancor e a intolerância tentem tomar o lugar da coragem, da força, da alegria e da combatividade que marcaram esta linda Marcha das Mulheres Negras 2015”, desabafou.
Durante a Marcha das Mulheres Negras, em cima do carro de som, a líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali, declarou: “Nós não podemos permitir que as mulheres sejam assassinadas no aborto ilegal. Nós não podemos permitir que os homens entendam as mulheres negras como algo que possa ser descartado da vida com violência familiar”.
Movimento de luta
Com roupas e turbantes coloridos, com música e dança, cartazes e discursos, cerca de 25 mil mulheres negras percorreram as ruas anunciando que marchariam “até que todas as mulheres sejam livres”.
A presidenta da Unegro no Distrito Federal, Santa Alves, considerou a marcha um grande sucesso pela força demonstrada pelas mulheres negras, reforçando o desejo das mulheres negras de combater o racismo que as oprime, para garantir a construção de uma sociedade de bem-estar. E acrescentou que as mulheres negras não vão permitir que o Congresso aprove matérias que aumente a opressão contra as mulheres.
Um grupo de mulheres do Quilombo Quingoma, de Lauro de Freitas, na Bahia, aproveitou a marcha para denunciar as ameaças à comunidade remanescente de quilombolas com a construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, que vai passar dentro da terra delas.
Vídeo com as mulheres cantando.
Agressão dos golpistas
A marcha alegre que chegou em frente ao prédio do Congresso Nacional, parada tradicional das manifestações públicas, foi recebida com tiros por um sargento da polícia que foi preso em seguida. Ele alegou que se sentiu “ameaçado” pela presença das mulheres negras no espaço público.
Após os tiros, seguido de rojões, houve correria e dispersão. As mulheres ocuparam o gramado onde estão acampados os golpistas, que as ameaçaram e expulsaram do local. A polícia legislativa, que fez um cerco na entrada do prédio do Congresso, a tudo assistiu sem nenhuma interferência.
Do alto do carro de som, as organizadoras da marcha pediam as mulheres que não aceitassem provocação, saíssem do gramado e seguissem a marcha, que continuou pelo outro lado da Esplanada dos Ministérios, após a prisão do golpista.
Texto de Márcia Xavier
Do site Vermelho
OS ESTUDANTES QUE OCUPARAM AS ESCOLAS DEVOLVEM AS ESPERANÇAS DE UMA SP MELHOR
Foram os melhores dos tempos, e foram os piores dos tempos.
Assim começa, numa tradução bem livre, um clássico de Dickens. Ele mostrava como uma mesma época pode ser vista de diferentes maneiras.
A grande frase dickensiana cabe perfeitamente para a São Paulo deste 2015 que vai terminando.
Foram os piores dos tempos, por um certo ângulo. A cidade pareceu dominada pelo que há de mais reacionário em todas as esferas.
Alguns símbolos disso: os panelaços, as manifestações em que desvairados pediam coisas como intervenção militar, as agressões a petistas em bares e restaurantes.
A São Paulo popular, obreira, corintiana, a terra da mortadela, pareceu desaparecer.
Mas eis que também os melhores dos tempos se manifestam enfim em São Paulo neste 2015.
São os estudantes que vão ocupando escolas e reagindo à política antieducação de Alckmin.
Eles devolvem a esperança numa cidade humana, popular, solidária.
Como eles escaparam da torrente conservadora que se irradiou entre os paulistanos?
Uma hipótese é que, por serem jovens, não estão expostos ao noticiário brutalmente manipulador da mídia.
A Veja, para eles, simplesmente não existe. Nem o Jornal Nacional, e nem a Folha, e nem o Estadão.
Eles pertencem à Geração Digital, e formam suas opiniões a partir de outras coisas que não o conteúdo das grandes empresas jornalísticas.
Os múltiplos vídeos que se espalham pelas redes sociais mostram quanto são articulados e politizados.
Num deles, uma garota é perguntada por um repórter da Globo sobre quanto tempo iria durar a invasão de determinada escola.
“Invasão não”, ela responde prontamente. “Ocupação.”
Clap, clap, clap.
São dois lados antagônicos que se enfrentam. Qual deles vai triunfar?
É absolutamente previsível que seja o lado jovem. Em poucos anos estes jovens estudantes serão adultos, e levarão a São Paulo seus valores progressistas.
É muito mais fácil vê-los pedalando bicicletas do que xingando ciclistas em carrões.
É muito mais fácil vê-los clamando justiça social do que pedindo que militares matem comunistas.
É muito mais fácil vê-los falando contra a desigualdade e não repetindo velhíssimos clichês ligados à corrupção.
É muito mais fácil vê-los combatendo preconceitos do que alimentando-os.
São Paulo pareceu mumificada em boa parte de 2015.
Mas eis que meninas e meninos ocuparam escolas prestes a fechar e devolveram a todos nós, paulistanos, a esperança de uma cidade mais humana – e melhor.
Publicado no DCM
AÉCIO DIZ QUE NÃO HÁ VOTOS SUFICIENTES PARA IMPEACHMENT DE DILMA
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, reconheceu, nesta quinta-feira (19), que o seu partido não possui os votos suficientes para encaminhar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, o impedimento de Dilma "nunca foi a pauta e o projeto do PSDB".
"O impeachment não pode ser a pauta e o projeto de qualquer partido político, e nunca foi para nós do PSDB. O que é o impeachment? O impeachment é uma previsão Constitucional, desde que a presidente da República cometa crimes, como atesta o Tribunal de Contas, no caso crimes contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, portanto, crime de responsabilidade, ele é uma previsão. Se amanhã se comprovasse, por exemplo, que houve utilização de dinheiro da propina, como investiga o Tribunal Superior Eleitoral, na campanha da presidente da República, sanções também deverão vir. Não depende do PSDB, até porque não temos número para isso no Congresso Nacional, para aprovar o impeachment. Obviamente, se ele for colocado em votação, o PSDB se colocará a favor da lei, a favor da decisão do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal de Contas da União", disse.
Ainda assim, ele disse que "se a presidente da República não demonstrar condições de liderar um processo de saída da crise, de recuperação dos investimentos e da confiança dos brasileiros, obviamente o seu mandato ainda está sob risco".
Para Aécio, existem pressupostos jurídicos para o impeachment. "Eu acho que sim. Mas não basta eu achar, é preciso que a maioria do Congresso Nacional ache. A decisão inédita do Tribunal de Contas, acontecida pela primeira vez desde o governo Getúlio Vargas, da rejeição das contas presidenciais é um atestado claro de que o governo federal, de forma deliberada, descumpriu a legislação, a Lei de Responsabilidade Fiscal, com objetivos meramente eleitorais", disse.
Ele revelou ainda que possui esperança na reprovação das contas da campanha de Dilma no Tribunal Superior Eleitoral. "Por outro lado, abre-se agora, a partir dessa semana, uma ação investigativa em relação a várias denúncias que existem em relação á campanha da presidente da República. Essas denúncias serão investigadas, e o TSE poderá apontar também outros indícios de fraude", afirmou.
Segundo Aécio, a oposição não tem pressa no que diz respeito ao impeachment. "Nós não temos pressa. O papel da oposição é garantir que as instituições funcionem, que elas não sejam blindadas pelo governo, que elas não sejam atacadas pelo governo, ou de alguma forma constrangidas pelo governo. E elas vêm funcionando, como funciona o Ministério Público, como funciona a Polícia Federal", disse.
Segundo Aécio, a oposição não tem pressa no que diz respeito ao impeachment. "Nós não temos pressa. O papel da oposição é garantir que as instituições funcionem, que elas não sejam blindadas pelo governo, que elas não sejam atacadas pelo governo, ou de alguma forma constrangidas pelo governo. E elas vêm funcionando, como funciona o Ministério Público, como funciona a Polícia Federal", disse.
O tucano reconheceu também que "nesse primeiro momento, em razão até mesmo das denúncias em relação ao presidente Eduardo Cunha, ele tenha perdido parte da condição de conduzir esse processo".
Na entrevista, o presidente do PSDB tentou justificar o apoio do partido à pauta-bomba do Congresso. "É claro que no ocorrer das votações na Câmara dos Deputados temos divergências. Nós somos um partido que não tem dono. Somos um partido com opiniões múltiplas, mas somos um partido da responsabilidade para com o Brasil, tanto é que em matérias que nós consideramos essenciais ao país, não ao governo, o PSDB já sinalizou a disposição de discutir e votar favoravelmente, como a DRU, por exemplo", disse.
Brasil 247
SAAEC INFORMA QUE MANUTENÇÃO VAI CAUSAR SUSPENSÃO NO ABASTECIMENTO NO SEMINÁRIO E NOVO CRATO COM RETORNO AINDA HOJE
A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) comunica que, devido a necessidade de uma manutenção de urgência, o abastecimento nos bairros Seminário e Novo Crato será interrompido amanhã, 20. O retorno da distribuição está previsto para o final do mesmo dia.
Crato recebe oficinas do projeto cena em Construção do Ministério da Cultura
Acontece em Crato ações do Programa de
Capacitação Técnica em Artes Cênicas ficando o Circuito Crato para acontecer de
23 a 27 de novembro.
Nesse período acontece duas oficinas.
Com Bia Junqueira, do Rio de Janeiro, oficina de cenografia e com Filipe Magalhães,
de São Paulo, oficina de montagem e operação de som.
As inscrições são gratuitas e podem ser
feitas na sede da Secretaria de Cultura do Crato, que fica na Rua Ratisbona, no
Largo da RFFSA no horário de 8h às 14h de segunda à sexta-feira.
As oficinas fazem parte do Projeto
Cena em Construção, realizado pela Funarte (Fundação Nacional de Arte),
Ministério da Cultura, Governo Federal e Prefeitura Municipal do Crato através
da Secretaria de Cultura.
Homenagem a Seu Lunga
O jornal O Povo publica hoje uma simpática homenagem ao Seu Lunga por um ano de seu falecimento.
sobre seu Lunga:
Seu Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em Juazeiro do Norte, no dia 18 de agosto de 1927. Mas morou durante toda a infância em Assaré. Voltou a Juazeiro do Norte aos 20 anos, em 1947, onde casou-se e teve 13 filhos - três homens e 10 mulheres. Doze estão vivos. Trabalhou na agricultura e foi ourives, antes de comprar o prédio onde funcionava sua loja.
Acesse o material completo no link: http://especiais.opovo.com.br/seulunga/
sobre seu Lunga:
Seu Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em Juazeiro do Norte, no dia 18 de agosto de 1927. Mas morou durante toda a infância em Assaré. Voltou a Juazeiro do Norte aos 20 anos, em 1947, onde casou-se e teve 13 filhos - três homens e 10 mulheres. Doze estão vivos. Trabalhou na agricultura e foi ourives, antes de comprar o prédio onde funcionava sua loja.
Acesse o material completo no link: http://especiais.opovo.com.br/seulunga/
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Deputados debatendo solução para transporte dos romeiros
Nesta quinta-feira
(19), uma comitiva de
religiosos da Diocese
do Crato foi até
Brasília para tratar
sobre o transporte
de romeiros que
participam da
Romaria de Padre
Cícero, em Juazeiro
do Norte.
O líder do governo
na Câmara dos
Deputados, José
Guimarães (PT-CE) e
o deputado federal
Arnon Bezerra (PTB/CE)
receberam Frei
Barbosa, Padre
Cícero (Pároco da Basílica Santuário) Zé Carlos do Santos e Fernando Santana, secretário do gabinete do governador Camilo
Santana (PT), entre outros religiosos.
As autoridades eclesiásticas que participaram do encontro pediram o apoio dos deputados a fim de garantir que o acesso das comitivas de romeiros, que se dirigem anualmente a Juazeiro do Norte, seja normatizada. Segundo Frei Barbosa, "é preciso que as pessoas tenham tranquilidade para participarem das atividades em homenagem ao Padre Cícero". Guimarães, por sua vez, disse que a demanda dos religiosos é justa e que organizará uma reunião junto ao governo federal para "encontrar um bom termo sobre essa questão".
O deputado realizará um encontro com a presença da Polícia Rodoviária Federal, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério dos Transportes e a Secretaria de Governo da Presidência da República, além de os religiosos envolvidos com o tema.
Site Miséria
As autoridades eclesiásticas que participaram do encontro pediram o apoio dos deputados a fim de garantir que o acesso das comitivas de romeiros, que se dirigem anualmente a Juazeiro do Norte, seja normatizada. Segundo Frei Barbosa, "é preciso que as pessoas tenham tranquilidade para participarem das atividades em homenagem ao Padre Cícero". Guimarães, por sua vez, disse que a demanda dos religiosos é justa e que organizará uma reunião junto ao governo federal para "encontrar um bom termo sobre essa questão".
O deputado realizará um encontro com a presença da Polícia Rodoviária Federal, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério dos Transportes e a Secretaria de Governo da Presidência da República, além de os religiosos envolvidos com o tema.
Site Miséria
Feira Cariri Empreendedor terá presença do presidente da FIEC
No próximo dia 25/11, às 18h30, o presidente da
Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC,
Beto Studart, participa da abertura da Feira do
Empreendedor do Cariri. Ele vai abordar o
desenvolvimento da indústria do Cariri e as ações do
Sistema FIEC (SESI, SENAI e Instituto Euvaldo Euvaldo
Lodi (IEL)) para alavancar esse desenvolvimento.
Ele também vai apresentar as vantagens do Programa para Desenvolvimento da Indústria para a região. A Feira do Empreendedor é um dos eventos de maior sucesso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e estará acontecendo em sua 7ª edição no Ceará e pela 1ª vez no interior, no período de 25 a 28 de novembro de 2015, no palácio da Microempresa do Cariri, em Juazeiro do Norte.
Site Miséria
Ele também vai apresentar as vantagens do Programa para Desenvolvimento da Indústria para a região. A Feira do Empreendedor é um dos eventos de maior sucesso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e estará acontecendo em sua 7ª edição no Ceará e pela 1ª vez no interior, no período de 25 a 28 de novembro de 2015, no palácio da Microempresa do Cariri, em Juazeiro do Norte.
Site Miséria
Crato sedia no sábado, 21, Seminário de Desenvolvimento Rural Sustentável
O Instituto Flor
do Piquí e o Ministério do Desenvolvimento Agrário convidam todos os trabalhadores
e trabalhadoras rurais e a população em geral para participar do Seminário de Desenvolvimento Rural
Sustentável com a presença do Secretário
de Nacional de Reordenamento Agrário do
MDA, Adhemar Almeida e do secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira.
O evento
reunirá 600 agricultores familiares, beneficiários do programa crédito
fundiário e representantes de 45 município dos territórios do Cariri, Inhamuns,
Crateús e Centro Sul.
O seminário
e a feira da agricultura familiar tem início às 7 horas deste sábado, 21 de novembro,
na quadra coberta da URCA no Campus do
Pimenta, em Crato.
A sua presença
é fundamental para que juntos possamos construir uma política de
desenvolvimento do campo.
Matadouros públicos fechados pela Semace no Cariri
Os matadouros públicos de Antonina do Norte, Nova Olinda e Abaiara foram fechados por fiscais da Superentendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), durante uma fiscalização realizada esta semana (de 16 a 18), em cinco municípios do Cariri. Os fiscais da Semace encontraram nos estabelecimentos pelo menos cinco irregularidades, que representam uma ameaça ao meio ambiente e à saude do consumidor. Foram aplicadas multas que variaram de R$ 2 mil e R$ 5 mil reais. Um quarto matadouro, fechado em 2011, em Altaneira, continua com as atividades paralisadas, por descumprimento da legislação.
Segundo um relatório preliminar da Semace, foram constatadas irregularidades quanto à estrutura física e aos procedimentos adotados. Entre as irregularidades estão condições higiênicas precárias; o transbordamento dos efluentes do abates diretamente no solo; e o lançamento irregular de esterco e de restos da matança no terreno do entorno do prédio. Os fiscais também constataram ainda o abate de forma cruel (com machado) e sem o acompanhamento de um médico veterinário. A fiscalização relatou ainda a ocorrência de urubus e insetos no local, além do que classificaram como “odor insuportável”.
Segundo um relatório preliminar da Semace, foram constatadas irregularidades quanto à estrutura física e aos procedimentos adotados. Entre as irregularidades estão condições higiênicas precárias; o transbordamento dos efluentes do abates diretamente no solo; e o lançamento irregular de esterco e de restos da matança no terreno do entorno do prédio. Os fiscais também constataram ainda o abate de forma cruel (com machado) e sem o acompanhamento de um médico veterinário. A fiscalização relatou ainda a ocorrência de urubus e insetos no local, além do que classificaram como “odor insuportável”.
Vacinação de cães e gatos em Crato continua
A Secretaria de Saúde do Crato por meio do Centro de Zoonoses está realizando a vacinação de cães e gatos em todo o município. Os técnicos estão aplicando as vacinas contra a raiva em diversos pontos da Zona Rural, sendo que no ultimo sábado, 14, foi realizado o Dia D de Vacinação onde foram instalados em diversos pontos da cidade unidades moveis para melhor atender a população.
O Diretor do Centro de Zoonoses Ricardo Pierre orienta a população que as vacinas continuam sendo disponibilizadas no Centro de Zoonoses e a zona rural continuará a ser atendida. ‘ É importante que todos as pessoas que possuem cães e gatos levem seus animais para se imunizarem, Prevenir é cuidar bem do seu bichinho” orienta o veterinário.
Hoje, quinta-feira, 19 serão atendidas as localidades:Cancelão Santo Antonio, Baixa do Maracujá, Serra do Mané Coco e Lama Podre, na sexta-feira dia 20 os locais percorridos serão: Serra do Cruzeiro, Serra do Jatobá, Serra Mangabeirinha, Mata dos Cavalos, Serra do Pau Grande, Serra da Colina, Serra Zabelê e Serra Baixa queimada.
Crato sedia etapa territorial da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural
Agricultores e agricultoras familiares, representantes de organizações da sociedade civil e de entidades públicas prestadoras de serviços de ATER, estarão reunidos no dia primeiro de dezembro desse ano, no IFCE do Crato (antigo Colégio Agrícola), na etapa territorial Cariri da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª CNATER).
Também participarão da Conferência representantes de áreas de reforma agrária, de comunidades tradicionais e de instituições públicas do executivo, do legislativo e do judiciário dos vinte e nove municípios do Cariri cearense.
O evento, que será coordenado pelo núcleo dirigente do Colegiado do Território da Cidadania do Cariri e pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), da Universidade Federal do Cariri, tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares, a partir do lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”.
De acordo com a Comissão Organizadora Nacional, a 2ª CNATER é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal.
Para o Cariri, além da avaliação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), deverão integrar os diálogos e propostas da Conferência Territorial as questões específicas do Território, segundo destaca Joelmir Pinho, Assessor Territorial de Gestão Social do NEDET.
As inscrições para o evento deverão ser feitas nos escritórios municipais ou regional da EMATERCE e na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de cada município, até o próximo dia 24. Zildete Costa, membro da Comissão Organizadora Territorial (COT) lembra que é fundamental a realização de inscrição prévia para a Conferência Territorial. Também é fundamental garantirmos a paridade de gênero e a representação de comunidades tradicionais e jovens no evento, destaca Zildete.
Mais informações sobre a etapa territorial da 2ª CNATER poderão ser obtidas através do blog www.atercariri.wordpress.com e do e-mail ascom.nedetcariri@gmail.com, além dos telefones 88 3521-4091 (Ana Lúcia) e 3102-1293 (Aurora) e do whtasapp 88 9 9953-0610.
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
O surgimento de fakes mostra como anda a guerra suja contra Ronaldo Mattos
Os últimos
dias foram de extensos e gigantescos ataques à gestão do prefeito do Crato Ronaldo
Gomes de Mattos.
Primeiro, um
grupo de vereadores invadiu um posto de saúde no Bairro Bela Vista e violou os
remédios. Usaram para isso, uma funcionária pública, que, segundo ela própria, só
deixou os vereadores entrarem no posto porque o vereador Expedito Anselmo
entregou a ela um documento como se fosse uma espécie de mandado ou autorização
para entrar na unidade de saúde.
Em seguida,
o presidente do legislativo disse que ia fazer uma coletiva e estourar o
prefeito Ronaldo. A pauta-bomba não existiu.
Jogou para depois
de amanhã, sexta-feira a audiência pública com vereadores e os funcionários
envolvidos para “ouvir” de novo os funcionários e mostrar suas provas contra o
prefeito. A ideia é tirar da coletiva provas para caçar Ronaldo, aprovando
aquele requerimento diminuindo para 1/3 a quantidade de vereadores que podem
afastar um prefeito.
Mas, quando
todos achavam que as coisas iam de acalmar vejam que veio a apelação.
Está
surgindo nas redes socais, especialmente no facebook uma série de fakes (perfis
falsos) e fazendo o quê? Exatamente:
atacando o prefeito Ronaldo e os vereadores que fazem parte de sua base de
apoio.
Os fakes não
atacam ninguém que é a favor do golpe. Apenas Ronaldo e os oito vereadores.
São perfis
falsos e que utilizam imagens de pessoas que nem sabemos e estão vivas. Usam
nomes parecidos com pessoas daqui do Crato e do Cariri e ficam postando
notícias e mensagens leves, para depois, atacar quem eles querem.
A Polícia
federal tem que investigar o caso. E apontar os culpados e prender.
A utilização
de fakes é a face mais obscura do golpismo, pois quer simplesmente denegrir a
imagem de pessoas sem que essas pessoas tenham direito de resposta, de responder
aos ataques.
Depois de um
tempo os fakes desaparecem e surgem outros.
Em breve
divulgarei aqui os nomes de alguns fakes.
Assinar:
Postagens (Atom)