quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Secretaria de Saúde do Crato aponta que vereadores invadiram posto e violaram medicamentos


O secretário de Saúde do Crato, Dhiones Gomes, esteve na tarde de ontem, 10, da sede da Polícia Civil no Município quando fez um Boletim de Ocorrência devido ao fato de alguns vereadores terem invadido um posto de saúde e violado remédios que estavam lacrados e fora do vencimento.
Segundo Dhiones o intuito da Secretaria de Saúde sempre será o do diálogo, mas o procedimento dos vereadores foi equivocado, e tentou mostrar um fato à população inexistente.
O secretário afirma que os remédios estavam vencidos, mas segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária estavam dentro de umas caixas, lacrados, e aguardando recolhimento que é feito de forma periódica.
“Quando os medicamentos de um determinado posto ficam vencidos eles são retirados da prateleira, separados em caixas e etiquetados como vencidos e depois recolhidos, esse é o procedimento que ocorre em qualquer posto de saúde do Brasil”, afirmou o secretário.
O secretário disse que os vereadores tentaram mostrar à sociedade que os medicamentos estariam ali como se estivessem sendo distribuídos. “Os medicamentos encontrados pelos vereadores não estavam sendo distribuídos, estavam numas caixas que os vereadores mesmo abriram”, afirma o secretário.
Ao chegar ao posto o secretário encontrou além dos medicamentos que deveriam estar lacrados todas as caixas abertas, encontrou ainda alguns produtos que não são distribuídos em postos de saúde e com data de validade passada. O secretário determinou que irá abrir um procedimento para apurar o que realmente aconteceu.
A servidora  Rosa  Honorato que abriu o posto de saúde para a entrada dos vereadores, disse que oposto estava fechado quando os vereadores chegaram,  foi chamada em casa, recebeu um documento do vereador Expedito Anselmo como se fosse uma autorização para entrar e em seguida abriu o posto para os edis.
Ela disse que somente depois foi alertada por seu esposo que o documento entregue por Anselmo não era nenhum mandato, mas uma ata de uma reunião feita entre a Secretaria de Saúde e os vereadores, ata assinada e data de 22 de outubro de 2015.
A ação feita pelos vereadores, segundo o secretário de Saúde será tipificada como invasão já que eles violaram várias caixas de medicamentos. Além disso, tinham produtos antigos que estavam no posto e que o secretário vai abrir sindicância para apurar esse fato.
Dhiones Gomes diz que a postura da secretaria é de diálogo. “No último mês nós tivemos uma reunião e debatemos vários pontos da saúde. Fizemos inclusive um documento em que assinamos e nos comprometemos a agilizar uma série de procedimentos. Isso é o correto”, analisou Dhiones, lembrando que foram dados diversos prazos para a secretaria poder agir.
Dhiones Gomes lembra ainda que irá abrir um procedimento administrativo para apurar os fatos e que a secretaria está à disposição da sociedade e das autoridades para qualquer esclarecimento.  O Boletim de Ocorrência feito ontem na sede da Polícia Civil contou com o depoimento do secretário, de pessoal do posto e da servidora Rosa Honorato.

O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos pediu que a polícia investigue o que realmente aconteceu nesse episódio e disse que a prefeitura está de portas abertas para qualquer apuração dos órgãos de segurança. A intenção do Executivo no caso é deixar claro que quer apuração da verdade.

Nenhum comentário: