terça-feira, 3 de novembro de 2015

Protestos de fieis marcam a Romaria de Finados 2015

Este ano, a Romaria de Finados foi diferenciada. Os romeiros que visitaram Juazeiro do Norte no feriado viveram situações de protesto. Foram dias de manifestações por conta da apreensão de um veículo que vinha de Pernambuco, considerado irregular por fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os visitantes bloquearam os acessos ao centro da cidade e à Colina do Horto, com ônibus e vans, causando transtornos ao trânsito nos locais. Os romeiros alegam não ter condições de viajar em outros tipos de transportes. De acordo com eles, esse já era um caos anunciado, pois se dizem perseguidos de diversas maneiras.

Após a apreensão do ônibus, no último dia 31, os peregrinos foram obrigados a esperar que a situação fosse resolvida, por mais de seis horas na rodoviária, quando foram transportados por outros veículos para hospedagem, já que não houve a liberação. Luiz Gonzaga, visitante das romarias há mais de 10 anos, diz que as coisas estão mais difíceis para os romeiros. “A gente passa por muita humilhação para fazer as peregrinações, mas continuamos movidos pela fé”.

Vereadores e deputados tentaram intervir para a liberação dos veículos junto à ANTT, mas não conseguiram reverter a situação em tempo hábil, o que só aconteceu após o feriado. Para o vereador Cláudio Luz (PT), os veículos foram apreendidos de forma abusiva e arbitrária. O vereador Normando Sóracles (PSL) esteve à frente das negocia- ções com os fiscais e articulou a resolução junto a outros políticos cearenses. O deputado federal Arnon Bezerra (PTB) entrou em contato com o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, tentando a libera- ção. O senador Eunício Oliveira emitiu uma nota onde diz ser solidário à Igreja e aos romeiros e cobra atitude do Governo do Estado. Em nota oficial, o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, manifestou o seu repúdio e descontentamento com relação ao tratamento grosseiro e deselegante apresentado pelos agentes da ANTT, considerando que estão abordando, multando e apreendendo ônibus e caminhões de romeiros dentro do Município.

(Jornal do Cariri)

Nenhum comentário: