sábado, 7 de novembro de 2015

Juazeiro com nova UBS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) que recebeu o nome da médica Elizabeth Bernardo de Oliveira foi inaugurada no final da tarde desta sexta-feira pelo prefeito Raimundo Macedo na Rua Clotilde Norões Mota, no bairro Triângulo, em Juazeiro. Além de médica, era professora da Faculdade de Medicina - FMJ/Estácio de Sá e faleceu em junho do ano passado. Suas irmãs Elza, Idelza e Ana Bernardo participaram da solenidade, mas o manifesto de gratidão pela homenagem coube ao professor e escritor Raimundo Araújo, que era cunhado dela.
No moderno prédio estarão de prontidão as equipes 20 e 44 de Estratégia Saúde da Família que atuavam no Campus Saúde da Faculdade Leão Sampaio, mas uma terceira equipe está sendo formada para ampliar o atendimento aos moradores do Triângulo. Em seu discurso, Raimundão disse que tem se empenhado no sentido não só de ampliar, mas, sobretudo melhorar a rede física da saúde pública no município e garantir um atendimento de qualidade.
Ele falou ainda sobre as qualidades da Doutora Elizabeth que definiu como uma pessoa querida e caridosa após considerar a homenagem das mais justas. Neste sentido e em nome da família, o professor Raimundo Araújo acrescentou se tratar de uma médica humanitária que costumava consultar em abrigos de idosos e fazia da profissão um sacerdócio. Lembrou que, há duas semanas, ela foi homenageada dando o seu nome ao laboratório da FMJ onde lecionou durante 13 dos 15 anos da instituição.
A Secretária de Saúde, Marcleide do Nascimento, aproveitou para citar alguns dos serviços que serão ofertados à população como imunização, programa de Hipertensão e Diabetes, Puericultura, Pré-natal, Testes rápidos de HIV/Sífilis e planejamento familiar. Além disso, Saúde da Mulher com exame preventivo de câncer do colo do útero e da mama, nebulização, pequenas cirurgias, consultas, distribuição de medicamentos, bem como atendimentos odontológico, fisioterapêutico, psicológico, farmacêutico, assistente social e educador físico. 

Nenhum comentário: