terça-feira, 3 de novembro de 2015

Novembro Azul no Crajubar

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Pensando nisso, as secretarias de Saúde de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha realizarão várias ações de sensibilização entre o público masculino.

Em Juazeiro do Norte, a campanha será lançada nesta sexta-feira (06), na sede da Secretaria de Saúde. “Nós sabemos o quanto é difícil sensibilizar o público masculino, que geralmente só procura a unidade de saúde quando já está doente. A nossa equipe vai realizar panfletagens, visitar empresas para conversar com esses homens e alertar sobre a importância de realizar exames preventivos. Vamos criar, no calendário dos PSFs, um dia dedicado a saúde do homem”, explica a coordenadora de Atenção Permanente em Saúde, Janaína Carvalho Braz.

Em Barbalha, apesar dos servidores da saúde estarem em greve, também será ofertada uma programação especial. “Vamos realizar sensibilização na praça, com oferta de serviços como aferição da pressão arterial e testes rápidos, e faremos visitas a empresas e fábricas para conversar com esses homens. Vamos explicar o quanto é importante cuidar da saúde e procurar uma unidade para realizar os exames preventivos. Eles precisam entender que o preconceito pode matar e não é isso que queremos. Queremos cada vez mais reduzir o número de casos da doença”, relata Annick Linhares, coordenadora da Atenção Básica em Barbalha.

Em Crato, a Secretaria de Saúde informou que também serão oferecidas palestras de sensibilização em empresas, panfletagens e encaminhamentos para consultas preventivas. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

(Jornal do Cariri)

Nenhum comentário: