quarta-feira, 25 de novembro de 2015

FESTIVAL DE FLORES DE HOLAMBRA ANIMA CARIRI


O Cariri abre a temporada das flores, com o VII Festival das Flores de Holambra, que acontece de 26 de novembro a 6 de dezembro, na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Uma tradição anual de um evento que é sucesso de público todos os anos. A feira de flores tem sido um importante atrativo para a região, além de um momento de lazer e afetividade para compartilhar com amigos e a família, e contemplar as diversas espécies de flores e plantas ornamentais. Outro aspecto importante está relacionado ao impulso no mercado e um incentivo para o cultivo de espécies na região, adaptadas ao clima. Um público de mais de 120 mil pessoas já teve a oportunidade e contemplar o corredor das flores.

Abertura será às 9 horas

O Festival será aberto às 9 horas da próxima quinta-feira, 26, e neste dia também terá o seu funcionamento até às 21 horas. Nos outros dias, será aberta a partir das 8 horas, com encerramento das atividades às 20 horas.

Ano passado, o público chegou a mais de 20 mil pessoas, podendo ser mais uma vez superado este ano, pelo grande interesse das pessoas pelas plantas que chegam em containers da cidade de Holambra, no interior de São Paulo, direito para o Cariri. Segundo o coordenador da VII Edição do Festival, Bruno Sobreira, este ano se terá a oportunidade de conhecer mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais. As plantas carnívoras estão entre os atrativos para o festival, e as diversas tipologias de orquídeas, gérberas, rosas, bonsais, cactos, violetas, samambaias, e outras espécies.

Em local amplo e climatizado, a clientela é atendida por pessoas que estão aptas a levar as informações necessárias de como melhor cultivar as plantas nos ambientes de sua residência ou apartamentos, incrementar os jardins das casas, hotéis e levar o colorido das flores para os variados espaços. E o mais interessante é que o consumidor tem a oportunidade e adquirir as espécies a preços bem acessíveis, a partir de R$ 5,00.

A perspectiva de incrementar o turismo e trazer novas espécies de flores e plantas ornamentais para a região do Cariri, também é um dos objetivos dos organizadores, que mantêm o padrão de recepção aos visitantes que querem admirar a beleza de flores e plantas raras. O festival tem um caráter beneficente e conta com a promoção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, com a parceria da Cooperativa de Flores de Holambra.

Evento consolidado no Cariri

O Festival das Flores de Holambra está consolidado na região do Cariri e passou a fazer parte do calendário de eventos regional. São sete anos consecutivos trazendo para o Cariri a beleza e o colorido das flores da cidade de Holambra, referência também para produtores do Cariri. Holambra passou a ser cidade é responsável pela maior produção de flores do Brasil, também exportadas para vários países. A produtividade corresponde a 30% das flores e plantas ornamentais cultivadas em todo o País. Uma estrutura foi montada na praça, no intuito de proporcionar um atendimento de qualidade à população.
   
São 20 anos de realização de feiras em quase todo o Brasil. Além da importante parceria dos organizadores, o festival também conta com o apoio de órgãos como a prefeitura municipal de Juazeiro do Norte. O evento acontece em capitais e também nas grandes cidades do interior nordestino. Fortaleza é uma delas, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió.

O festival é um incentivo às empresas do setor, representa um espaço de diversidade para os floricultores da região. Vem aumentar o desenvolvimento desse segmento, proporcionando abertura para os negociantes do ramo, com mais uma opção de inovação, além de valorizar ainda mais o que já existe no Cariri

Para a professora Elizabeth Bezerra, a feira é uma boa oportunidade de diversificar as espécies do jardim. “Todos os anos, tenho a oportunidade de poder escolher plantas que, com o cuidado necessário, dá muito bem para serem cultivadas na região”, afirma. Entre as plantas que já teve a oportunidade de adquirir estão diversas variedades de roseiras. Há espécies bem resistentes e que colorem mais a sua casa, além de serem adquiridas a preços bem em conta

Há também uma economia maior em relação às plantas comercializadas para jardinagem na própria região, porque vem direto de Holambra para o Cariri, sem atravessadores. É uma oportunidade de comprar presentes a preços acessíveis nesse período pré-natalino.


Nenhum comentário: