quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Crato sedia etapa territorial da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Agricultores e agricultoras familiares, representantes de organizações da sociedade civil e de entidades públicas prestadoras de serviços de ATER, estarão reunidos no dia primeiro de dezembro desse ano, no IFCE do Crato (antigo Colégio Agrícola), na etapa territorial Cariri da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª CNATER).
Também participarão da Conferência representantes de áreas de reforma agrária, de comunidades tradicionais e de instituições públicas do executivo, do legislativo e do judiciário dos vinte e nove municípios do Cariri cearense.
O evento, que será coordenado pelo núcleo dirigente do Colegiado do Território da Cidadania do Cariri e pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), da Universidade Federal do Cariri, tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares, a partir do lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”.
De acordo com a Comissão Organizadora Nacional, a 2ª CNATER é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal.
Para o Cariri, além da avaliação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), deverão integrar os diálogos e propostas da Conferência Territorial as questões específicas do Território, segundo destaca Joelmir Pinho, Assessor Territorial de Gestão Social do NEDET.
As inscrições para o evento deverão ser feitas nos escritórios municipais ou regional da EMATERCE e na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de cada município, até o próximo dia 24. Zildete Costa, membro da Comissão Organizadora Territorial (COT) lembra que é fundamental a realização de inscrição prévia para a Conferência Territorial. Também é fundamental garantirmos a paridade de gênero e a representação de comunidades tradicionais e jovens no evento, destaca Zildete.
Mais informações sobre a etapa territorial da 2ª CNATER poderão ser obtidas através do blog www.atercariri.wordpress.com e do e-mail ascom.nedetcariri@gmail.com, além dos  telefones 88 3521-4091 (Ana Lúcia) e 3102-1293 (Aurora) e do whtasapp 88 9 9953-0610.

Nenhum comentário: