Com objetivo de estimular o debate sobre o Caldeirão e favorecer a criação de meios e estratégias de gestão do patrimônio histórico e cultural, será realizado o Seminário Caldeirão da Santa Cruz do Deserto: um projeto para o futuro. O evento acontece no período de 12 a 14 de abril, no Salão de Atos da URCA, e no auditório do Geopark Araripe.
A Secretaria de Cultura do Município do Crato e a Universidade Regional do Cariri-URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão-PROEX, e o Geopark Araripe são os organizadores do evento.
O Seminário é aberto ao público e os interessados podem se inscrever no próprio site da URCA (www.urca.br). Na programação consta palestra, mesas redondas, reunião de trabalho e visita técnica.
Após 80 anos do fim de uma das mais emblemáticas experiências de comunidade rural no Brasil, pesquisadores e poder público voltam a debater a temática do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto em seminário. Um projeto para o futuro será pensando de forma integrada, com a perspectiva de iniciar os trabalhos de definição e estruturação de uma proposta de atuação na área. A pequena propriedade adquirida pelo beato José Lourenço, líder da localidade, em Crato, se tornou um oásis no meio do sertão esturricado. Para lá acorreram milhares de homens e mulheres em busca de melhores condições de sobrevivência, no começo dos anos 30. O local será formalizado, durante o evento, como geossítio, e passará a integrar o território do projeto Geopark Araripe. O evento acontecerá no Salão de Atos da Urca, em Crato
Nenhum comentário:
Postar um comentário