quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Agências bancárias limitam abertura de contas de candidatos em Juazeiro do Norte

Candidatos ao cargo de vereador e de prefeito de Juazeiro do Norte estão com dificuldades em abrir suas contas bancárias relativas às eleições municipais de 2016. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal limitam entre a abertura de uma até cinco contas por dia. A informação foi repassada a reportagem do site Miséria pelo candidato a vereador Valdir Medeiros (PSOL).

Segundo o candidato da coligação da Frente de Esquerda Socialista há um limite em até cinco aberturas de contas para os candidatos nas agências
bancárias de Juazeiro do Norte. “Passei pela Caixa [Caixa Econômica Federal] agência do Bairro Pirajá e lá só abre uma conta para candidato por dia. Na do Banco do Brasil [também do Bairro Pirajá] são duas senhas por dia e na agência do Shopping, onde consegui abrir minha conta, são cinco senhas”, reclama o candidato.

Já o candidato a prefeito Normando Sóracles (PSDB), não teve igual sorte. Quando chegou à sua vez de ser atendido, logo depois de Valdir Medeiros, não pode abrir a conta porque o banco já tinha atendido cinco candidatos. “São mais de 250 candidatos entre prefeito e vereador, se continuar assim nem todo mundo vai conseguir abrir sua conta”, ponderou Normando.

Segundo o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) são 243 candidatos ao cargo de vereador e oito ao cargo de prefeito em Juazeiro do Norte.

A produção do site Miséria manteve contato com as assessorias de imprensa do Banco do Brasil e da Caixa. A do Banco do Brasil passou a demanda para outro setor. Já a assessoria da Caixa estipulou prazo de 24h para manifestar informação sobre a situação.

De acordo como determina a Resolução do TSE n. 23.463/2015, as instituições financeiras são obrigadas a acatar, em até três dias úteis, a solicitação de abertura de conta bancária de qualquer candidato escolhido em convenção mesmo após o vencimento do prazo de dez dias contados da
concessão do CNPJ de campanha. As contas bancárias eleitorais de candidatos e partidos políticos podem ser abertas na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira com carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil.

CEF JUAZEIRO EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ESSE CASO.

Agência da Caixa Econômica de Juazeiro emite Nota de esclarecimentos


Gerente da Caixa Econômica Federal de Juazeiro do Norte, Agência Centro, emitiu via e-mail, Nota de Esclarecimentos acerca de matéria publicada nesta quarta-feira (17).

A matéria Agências bancárias limitam abertura de contas de candidatos em Juazeiro do Norte relatou situações informadas pelo candidato a vereador Valdir Medeiros (PSOL). A linha editorial do site Miséria prima por ouvir sempre todas as partes envolvidas e disponibiliza na integra a Nota de Esclarecimentos.

Eis a nota

Esclarecemos a respeito da abertura de Conta Eleitoral na Agência Centro da Caixa Econômica Federal:

Estamos abrindo todas as contas de candidatos e partidos de Juazeiro do Norte/CE que procuram a agência do Centro;

O atendimento não se dá por senha;

Todos os candidatos e partidos entregam a documentação que é conferida, realizadas as pesquisas, cadastradas e solicitadas a assinatura nas fichas autógrafos;

Os prazos serão obedecidos, rigorosamente;

Dado o volume de contas, esta unidade da CAIXA funciona em regime de mutirão para dar conta de abrir todas as determinações da Justiça Eleitoral;
A CAIXA cumprirá os requisitos da lei quanto ao acolhimento das contas, sem restrições, quando cumpridos os requisitos pelos candidatos e partidos.

Atenciosamente,
José RILDO Tavares Feitosa
Gerente Geral
AG. JUAZEIRO DO NORTE/CE (0032-9)

Nenhum comentário: