terça-feira, 23 de agosto de 2016

FUP: Paralisia na exploração de petróleo com Parente já era esperada



A informação de que, agora presidida por Pedro Parente, a Petrobras está virtualmente paralisando as atividades de exploração de petróleo não é novidade para a Federação Única dos Petroleiros (FUP). "Para nós não tem novidade nenhuma. A empresa tem um diferencial em relação às outras grandes operadoras. Ela tem onde furar e onde achar. Coisa que as outras não têm. Neste momento, quando os equipamentos da área de petróleo e gás estão com os custos mais baixos, ela poderia estar incrementando a produção. Infelizmente, o caminho que Parente está tomando é o da redução de investimento e encolhimento da companhia. Esse é o tamanho que eles querem dar à Petrobras”, diz o coordenador da FUP, José Maria Rangel.

Segundo reportagem do jornal Valor de hoje, apenas três poços da área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, estão sendo perfurados pela Petrobras hoje.

Rangel lembra que, na época em que o PSDB foi governo, a partir de 1994, já houve significativa redução na atividade de perfuração. “Quando o PT chegou no governo em 2003, o então presidente da companhia José Eduardo Dutra e o diretor de exploração e produção, Guilherme Estrela, tiveram que correr mundo afora para alugar sondas de perfuração. Agora estão apenas revivendo os anos 90”, afirma.

Para ele, a intenção da política de Parente é “colocar a Petrobras num lugar secundário no cenário de petróleo e gás e entregar nossas reservas ao capital multinacional”. “Se não há perfuração, você não acha petróleo. Se não acha, uma multinacional acaba comprando.”

- Portal Vermelho

Nenhum comentário: