terça-feira, 23 de agosto de 2016

José Wilker e seu Lorde Cigano serão lembrados em exposição sobre artistas de circo

Uma exposição no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri lembrará um pouco da história dos artistas de circo que trabalham na rua, por meio do Lorde Cigano, personagem interpretado pelo ator cearense José Wilker, no filme Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues. A abertura se deu no último dia 20 de agosto, data em que o ator natural de Juazeiro do Norte completaria ia 70 anos de vida. As visitações acontecem de terça a sábado, das 13h às 21h, até 22 de outubro.

Na oportunidade, estarão expostos quadros pintados pela artista Gabriela Noujaim e impressos em serigrafias com 11 cenas do filme Bye Bye Brasil, sendo a maioria do Lorde Cigano e de Juazeiro do Norte. "José Wilker me concedeu permissão para que eu usasse sua imagem em meus trabalhos, em particular as do personagem Lorde Cigano", informa.

Residência artística
Segundo a artista Gabriela Noujaim, a ideia da exposição nasceu da leitura do livro escrito por seu pai Jorge Gabriel Noujaim, que conta a história do circo de rua, narrativa que inspirou o filme Bye Bye Brasil.

A exposição foi concebida durante sua viagem pelo interior do Brasil. Em 2013, fez uma residência artística na região do sertão do Cariri cearense, durante um mês. Ela saiu do Rio de Janeiro, onde nasceu, vive e trabalha, e viajou pelo interior, em uma espécie de topologia de rede, início e fim conectados, chegando ao destino final em Juazeiro do Norte, onde registrou fotograficamente a paisagem e os acontecimentos locais.

Gabriela Noujaim, carioca de 31 anos, é gravadora, videomaker e professora. A artista participou de vários festivais nacionais e internacionais, tendo sido agraciada com inúmeros prêmios e menções honrosas.

Serviço
Exposição: Bye Bye Brasil, topologia do afeto, de Gabriela Noujaim.
Abertura: Dia 20 (sábado), às 19h
Visitações: Terça a sábado, 13h às 21h, até 22 de outubro
Local: Galeria de Artes do 4º Andar, no CCBNB-Cariri (Rua São Pedro, 337 Juazeiro do Norte - CE)

Nenhum comentário: