terça-feira, 23 de agosto de 2016

Josué, o craque do alvinegro de Porangabussú


(O time da final de 1984: Alexandre, Rafael, Lula, Djalma, Caçapava e Bezerra. Agachados: Katinha, Lira, Anselmo, Assis Paraíba e Josué).


Os alvinegros mais antigos devem lembrar do meia baixinho e rápido Josué. Filho de José Domingos de Mendonça e da dona Eunice Domingues de Mendonça, Josué Mendonça é natural de Fortaleza e atualmente é diretor da Associação Esportiva Tiradentes.

O ex-meia alvinegro começou no Rac Atlético Clube, um time lá do conjunto prefeito José Walter. Destacou-se e passou a atuar pelo Canarinho, quando chamou a atenção dos olheiros do Fortaleza. No melhor da sua forma, foi contratado pelo Ceará, passando depois pelo Remo, Goiás, Inter de Limeira, América de Natal, Uruburetama, Atlético de Cajazeiras e IV de Julho de Piripiri/PI, onde encerrou sua carreira no ano de 2000.

Entre os títulos conquistados estão:

Fortaleza (Bi-campeão),
Ceará (Tetra-campeão),
Goiás (Tetra-campeão e vice-campeão brasileiro),
Inter-Limeira (Subiu para a primeira divisão),
América Natal (vice-campeão),
Atléticas Cajazeiras (vice-campeão),
IV de Julho (Vice-campeão),

Josué marcou 182 gols na carreira. O gol mais bonito, segundo a sua avaliação, aconteceu no campeonato goiano, quando atuava pelo Goiás, na partida final contra o Goiânia, quando fez o gol do titulo após driblar três zagueiros e o goleiro. Este gol, além de bonito e importante, foi eleito o gol do Fantástico daquele domingo.

Segundo o jornalista Irapuan Monteiro, a maior alegria de Josué foi quando assinou o seu primeiro contrato de profissional com o Ceará Sporting Club. Após realizar o sonho, saiu mostrando o contrato para todos os amigos.

Como jogo inesquecível, Josué elegeu o confronto entre Flamengo x Ceará, no Maracanã, logo após o retorno do Zico da Udinese. Com o Maracanã lotado, o Vozão empatou em 2X2, com os gols do Vozão sendo marcados por Anselmo e Katinha. Neste jogo, Josué foi escolhido pela crônica carioca como o melhor atleta do jogo.

- No site Embaixada do Vozão

Nenhum comentário: