Nota de Repúdio do coletivos de mulheres de Crato
Nós, dos coletivos de mulheres, vimos a público repudiar a atitude machista do vereador Bebeto Anastácio, da cidade de Crato-CE.
Em 09/08/2016, o Conselho da Mulher Cratense mais os movimentos de mulheres dirigiram-se à Câmara dos Vereadores para cobrar daquela casa o comprometimento em relação a providências sobre os sucessivos casos de estupro ocorrentes no município de Crato. Após a fala das companheiras do movimento, o vereador proferiu uma fala de descrédito do movimento, dizendo que a população ficasse tranquila que a polícia estava resolvendo e ficou uns quinze minutos defendendo a polícia, o que não estava em questão no momento, visto que sabemos do trabalho da polícia e apenas estávamos cobrando providências.
Nos contrapusemos à fala do vereador, lastimando a sua posição, momento em que o mesmo se retirou do plenário e foi em direção à companheira Verônica Isidório, gritando com ela. No momento em que a companheira foi falar ele continuou, aos gritos, interrompendo a sua fala, ato que realizou, também, na fala da Dra. Janaina Nobre, defensora pública.
Há uma expressão em inglês chamada manterrupting, a qual, em tradução livre, significa “homens que interrompem”. Tudo foi gravado e pode ser acessado pelo site: http://www.camaracrato.ce.gov.br/.
Trata-se de uma velha prática machista comum em reuniões em quem que os homens interrompem a fala das mulheres. Por isso, nós, dos coletivos de mulheres do Cariri, repudiamos veementemente este ato do vereador. Como representante do povo do Crato, exigimos que se retrate publicamente. Conclamamos a todos os coletivos, a homens, mulheres e a quem não se identifica com nenhum dos dois gêneros a cerrar fileiras e fortalecer a luta onde todas sejamos livres. Tod@s ao ato de sábado, às 8:00 saindo da Prefeitura. Machistas não passarão!
Frente das Mulheres dos Movimentos do Cariri
Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Mulher Cratense
GRUNEC - Grupo de Valorização Negra do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário