
PREOCUPAÇÃO
O presidente da federação cearense de futebol, Mauro Carmelio, disse que está preocupado com o futebol do Cariri, principalmente com a decadência do Icasa, que em três anos caiu da série B para a série D do campeonato brasileiro, e para acentuar ainda mais a crise caiu para a segunda divisão cearense. A volta de Zacarias Silva para o Verdão gerou uma perspectiva para que as coisas possam melhorar com o projeto cinco anos. Já o Guarani com suas limitações financeira não formou um bom elenco e foi um fiasco na série D, somando apenas três pontos em seis jogos. A preocupação do presidente da federação faz sentido, pois quem anda com as pernas dos outros não tem onde chegar.
IMPORTÂNCIA
O brasileiro não dá tanta importância as Olimpíadas como dá a Copa do Mundo, o país não para, nem dá ponto facultativo para ver um atleta olímpico disputar uma medalha de ouro. Na Copa do Mundo o brasileiro se veste de patriotismo e sai nas ruas, lotam os bares, as praças e as famílias enfeitam as cidades com bandeirolas representando as cores do Brasil, os compositores fazem músicas para serem tocadas a cada vitória, as lojas vendem camisas da seleção e tantas outras bugigangas. E a cada vitória o torcedor faz um carnaval.
ENFEIANDO O FUTEBOL
Nos primórdios do futebol não existia esquema tático, um zagueiro defendia e nove jogadores atacavam. Ao longo do tempo o futebol evoluiu e hoje é jogado com variações táticas, ao ponto da marcação ser feita em toda parte do campo e o que a gente ver é atacante dando carrinho em zagueiro e sendo punido com cartão amarelo e o restante do time se digladiando a cada metro quadrado do gramado enfeando o espetáculo. Hoje no futebol todo
mundo é japonês ou todo mundo é brasileiro, a pergunta fica no ar.
OLIMPÍADAS
O Brasil não tem tradição olímpica, mas já evoluiu em algumas modalidades do esporte, com chances de disputar medalhas. Apesar da seleção ter começado mau, se recuperou dentro da competição e pode subir ao pódio, colocando a medalha de ouro no peito. A seleção feminina de Marta formiga e companhia tem chances de brigar pela medalha de ouro. Outra modalidade que pode medalhar é o vôlei, tanto de areia como de quadra. No judô, a medalha de ouro conquistada para o Brasil tem o sobrenome forte, Silva. Até o final das olimpíadas, o que vier de medalha será uma grande surpresa.
Coluna Toque de Primeira
de Cícero Nicássio, no Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário