Olá amigos e amigas leiam hoje minha Coluna Cariri publicada no jornal O Povo. (www.opovo.com.br/colunas)
ANOTE
Dom Fernando Panico celebrou missa no leito seco do rio Batateiras, incorporando-se ao movimento que está sendo feito para ressuscitar aquele curso d'água, que nasce no Crato. Na sua homilia, dom Fernando chamou a atenção para o egoísmo das pessoas que colocaram canos na nascente daquele rio, desviando as águas para seus terrenos particulares. O bispo tachou essa iniciativa de pecado e disse: "As conseqüências (do desvio) estão aí: o rio está morrendo. Aquilo que antes era um símbolo de vida parece agora morte. Salvar o rio Batateiras é uma questão de Justiça. Literalmente. Se as águas estão presas, cabe à Justiça soltá-las".
PROIBIDO COCHILAR
O curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), criado para o Campus-Cariri, é o único que funciona no Crato. Para a cidade de Frei Carlos foi prometida, pela UFC, a sede do Centro de Ciências Agrárias, que será construído no bairro Muriti, em terreno já doado pela Prefeitura do Crato. A UFC destinou - para esta construção - no orçamento de 2008, R$ 1 milhão de reais. Como a verba é insuficiente, cabe às lideranças cratenses caírem em campo para completar os recursos necessários à conclusão do Centro. Bom lembrar que o Conselho Universitário da UFC criou para o Campus-Cariri - com funcionamento previsto para 2011 - um curso de Engenharia Agrícola Ambiental.
ONDE HÁ FUMAÇA...
Circulam informações que a instituição universitária Laureate International Universities, de Baltimore (EUA), estaria adquirindo o controle acionário da Universidade Estácio de Sá (do Rio de Janeiro) mantenedora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte-FMJ.
QUEM VIVER, VERÁ
Nos últimos quatro anos, André Herzog exerceu o mandato de reitor da Universidade Regional do Cariri. O saldo de sua administração foi positivo. Na Urca, Herzog implantou várias ações. Um exemplo é o Geopark Araripe, hoje encampado pelo Governo do Estado. Concluído seu mandato, ele fixou residência em Fortaleza onde se encontra cedido à Secitece.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A Universidade Regional do Cariri (Urca) realizará de 12 a 14 de dezembro a X Semana de Iniciação Científica que terá suas atividades nos Campi Pimenta e Crajubar. Na programação ocorrerão palestras, apresentações orais e painéis. Alunos e professores estão convidados a participar desse evento enviando resumos, assistindo palestras, debatendo propostas de trabalhos, projetos e resultados apresentados. O objetivo da semana é divulgar e avaliar as atividades de pesquisas realizadas pelos bolsistas de Iniciação Científica da Urca e promover a integração ensino-pesquisa entre os corpos discente e docente da Urca.
MEIO AMBIENTE
Preocupa a destruição do meio ambiente no Cariri, o oásis-pulão verde do centro-nordestino. Os focos de incêndios na Chapada do Araripe continuam. Mais de 20 hectares de mata nativa foram destruídos, no decorrer desta semana. Os rios Batateiras, Salgadinho e Salgado estão morrendo. A reserva ecológica do Fundão teve metade da sua mata destruída por um incêndio criminoso. Já a Cachoeira de Missão Velha encontra-se em péssimo estado de conservação, servindo até de "lixão". E para completar anuncia-se o fechamento do escritório do Ibama em Crato. É brincadeira...
APESAR DE TUDO
Justiça seja feita. Nos últimos dias - em ações tempestivas e eficazes - o Ibama/Instituto Chico Mendes, juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Crato conseguiram debelar alguns focos de chamas surgidos na encosta da Serra do Araripe. Incêndios criminosos, diga-se de passagem.
RODÍZIO DE PADRES Saiu o esperado rodízio de vários padres da diocese de Crato. Padre Adalmiram Vasconcelos, pároco de São Miguel de Crato, vai assumir a paróquia de Santana do Cariri. Jovem e dinâmico, ele era a esperança dos devotos de São Miguel de verem construída a nova matriz, já que a atual é inadequada. Dentro do rodízio, o padre Sebastião Bandeira deixará o Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, para assumir, no dia 20 de dezembro, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, do bairro do Seminário em Crato. Quem sabe agora terá início a construção daquela igreja-matriz.
MEMÓRIAS DO CARIRI
Em Juazeiro do Norte foram concluídos os festejos de comemoração dos 70 anos de fundação da amplificadora Centro Regional de Publicidade-CRP. Interessante que os radialistas juazeirenses buscaram informações no acervo de Humberto Cabral para a divulgação da epopéia do CRP, que teve no saudoso Dário Maia Coimbra a sua figura marcante. Por outro lado, em Crato vão ser festejados os 70 anos da Amplificadora Cratense, fundada por Júlio Saraiva.
LIVRO
Na última 5ª feira, dia 15, foi lançado no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, o livro: O Joaseiro Celeste, resumo da tese de doutorado do professor Francisco Salatiel de Alencar Barbosa, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.
PADRE CÍCERO
Não param de surgir teses de doutorado sobre o Padre Cícero. Ultimamente, foi defendida, por Antônio Mendes da Costa Braga, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a tese: Padre Cícero: Sociologia de um Padre, Antropologia de um Santo.
TEATRO
Está sendo criada em Juazeiro do Norte a Associação dos Amigos do Teatro Marquise Branca. À frente o Secretário de Cultura daquela cidade, Renato Dantas. JUÁ A Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte - AFAJ, com sede em Fortaleza, vai lançar o jornal O Juá.
RESPOSTA
Sobre a nota Patrimônio Histórico, da coluna publicada no dia 4 de novembro, sobre a histórica imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, o padre Paulo Lemos pediu espaço para resposta: "Prezado Araújo, saudações. Li o pequeno comentário sobre a imagem de N. Senhora das Dores e achei que eu deveria ter sido escutado. Estou a disposição para falar sobre o assunto e como também sei do valor histórico dessa imagem acho que é importante matérias como essa que o senhor veiculou no O POVO. Gostaria de dizer apenas que retirei um vidro que estava na frente do nincho e não havia vidros por traz. As luzes que foram colocadas são de croicas e foram indicadas por quem entende do assunto e estas não estão voltadas para a imagem. Depois os vidros e o nincho foram colocados mais ou menos no ano 2000 e durante muitos anos a imagem ficava exposta em um outro cenário. Com isso não quero dizer que estou fechado, que não possa ouvir opiniões diferentes. Contudo não agi de maneira irresponsável, como sugere o texto. Mais uma vez digo que estou a disposição e gostaria de ver essa minha nota no jornal. Padre Paulo Lemos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário