segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Quem está mentindo ?

Depois da nota acima da Reitoria da Universidade Regional do Cariri – URCA, só resta mesmo fazer a pergunta: quem está mentindo? Deixo aberto a pergunta para os dirigentes do SINDURCA e da Reitoria da URCA, pois, as informações que foram dadas nos últimos dias não são essas.

Quanto ao fato da greve ser feita para desgastar o Governo do Estado e a Reitoria atual é no mínimo mania de perseguição. A nota postada no site da URCA (www.urca.br) apenas comprova que eu não preciso de provas (que me foram pedidas reiteradas vezes) acerca da atitude do Gabinete do Reitor Plácido Cidade Nuvens, de que havia sim um movimento para desarticular a greve na URCA. A prova foi a nota, já que traz indícios claros de que mesmo derrotados na assembléia os professores que votaram contra, não vão respeitar a decisão soberana e democrática da assembléia dos próprios professores. Se a assembléia não foi democrática os professores poderiam dizer por quê....

Outra questão é clara com a nota. Os cargos comissionados não irão fazer a greve porque não querem correr o risco de desgastar a atual gestão à frente da URCA. O discurso do Governo Cid discordo, eles estão mais preocupados com o próprio umbigo do que com o Governo, pois, se tivessem preocupação com o Governo estariam tentando abrir um diálogo com o Governador Cid Gomes e seus assessores e teriam impedido o início da greve.

A nota deixa claro o boicoto à greve por parte da Reitoria, a máscara caiu. Nunca vi os atuais dirigentes tão preocupados com o patrimônio da URCA. Darlan Reis, por exemplo, liderou uma invasão ao prédio da URCA e agora, já vem advertindo à todos que “não referendará nenhum gesto ou procedimento que signifique negar, a quem quer que seja, o direito de ministrar ou assistir aulas, além de garantir que será mantido o livre acesso às dependências da Universidade; tomará as providências necessárias à proteção do patrimônio público; “ Essa é uma postura diferente. Na oposição incendiário, na situação um competente bombeiro.

A sensação que dá é que a greve foi destruída por dentro. As pessoas, principalmente os professores estão com medo de fazer greve. Os professores que não são efetivos foram unânimes em dizer em sala de aula, que por não serem efetivos não poderiam fazer greve, por causa do emprego, ninguém quer perder o emprego. Se a Reitoria é tão democrática como diz, porque os professores que não são efetivos tem medo de perder o emprego? Ou esse discurso foi combinado apenas para impedir a greve? Mais uma resposta que deve ser dada pelo SINDURCA e pela Reitoria.

A nota no site da URCA apenas mostra que de democrática a atual gestão nada tem.

Nenhum comentário: