terça-feira, 10 de junho de 2008

COLUNA DE DONIZETE ARRUDA

Leia abaixo coluna do jornalista Donizete Arruda publicada no Jornal do Cariri, edição de hoje, 10/06/2008.


Cid longe de Juazeiro
O governador Cid Gomes tende a se manter distante das eleições em Juazeiro do Norte se seus aliados lançarem dois candidatos: Carlos Cruz e Manoel Santana. Cid gostaria de unir todos que apoiaram sua candidatura em 2006 num mesmo palanque, porém sabe que esse desejo enfrenta resistências quase que intransponíveis. Carlos Cruz quer ser candidato, alegando liderar a corrida pela prefeitura no cenário onde ele enfrenta Raimundo Macedo e também está muito bem contra Manoel Salviano. Já, para se manter candidato, o petista Manoel Santana justifica estar em permanente ascensão nas pesquisas pela prefeitura.

Nome a ser imposto
O prefeito Raimundo Macedo descarta inteiramente a possibilidade de ter rifada sua candidatura à reeleição. Se por acaso o PSDB decidir bancar o nome do deputado federal Manoel Salviano, Raimundão não aceitará e prepara-se, inclusive com advogados, para virar o jogo na convenção municipal. Sua firme determinação é ser candidato. A qualquer custo. Nem que tenha de tratorar e romper com seu antigo líder político, o senador Tasso Jereissati. Essa é hoje a sua disposição.

Solução inútil
O Ibope realiza uma pesquisa em Juazeiro do Norte. Os números serviriam para escolher o candidato do PSDB. O prefeito Raimundo Macedo não admite mesmo com um desempenho inferior a Manoel Salviano não ser candidato. Então, a pesquisa como alternativa para esse impasse não unirá os tucanos. Se Salviano for ungido, Raimundão promete desafiar a autoridade da cúpula regional. Se Raimundão for o escolhido, Salviano não o apoiará como também o deputado federal Arnon Bezerra.

Cheira muito mal
As denúncias formuladas por vereadores de Juazeiro, à frente o próprio líder do prefeito Raimundo Macedo, Zé de Amélia, retrata o descalabro da administração. Licitações fradulentas ganhas por supostos laranjas e possíveis desvios de recursos na principal festa popular o Juáforró impõem a instalação de uma CPI para apurar tudo. Outro caminho que os vereadores devem seguir é solicitar a colaboração do Ministério Público para investigar essas eventuais irregularidades. Agora, uma verdade incontestáve: o escândalo do Juáforró é um duro golpe dos aliados de Raimundo em sua reeleição.

Mudança de lado
O governador Cid Gomes tem em mãos uma pesquisa do Ibope sobre o quadro eleitoral no Crato. Os resultados podem ter aniquilado as pretensões do deputado Sineval Roque. Walter Peixoto aparece em primeiro lugar, seguido de perto do prefeito Samuel Araripe. Os outros dois candidatos de oposição: Roque e André Barreto não seriam páreo para Waltim. Assim, é provável que o consenso a ser proposto pelo Governador seja em torno de Waltim, isso se ele conseguir ser candidato. Resta saber se Roque e André vão ser enquadrados pelo Palácio Iracema, ou se ambos vão se manter candidatos sob a justificativa de que Waltim começa bem, mas tem fôlego curto.

Argumento duvidoso
O ex-prefeito Walter Peixoto usa um artifício emocional perigoso para conseguir se eleger prefeito do Crato. É verdade que sua candidatura ainda enfrenta duros questionamentos judiciais por seu nome estar na lista suja do TCM com contas desaprovadas. Mas, desprezando a possibilidade de ter sua candidatura impugnada, Waltim está em plena campanha e já anda falando pelas ruas do Crato: “ estou muito cansado, me deixem ser eleito pela última vez para que eu possa fazer o que prometi e ainda não pude cumprir.” Assim, Waltim quer dizer que eleito não concorreria a reeleição em 2012 e com base em suas palavras é um político velho e desesperado. Uma tática arriscada, pois é um apelo desesperado ao coração dos cratenses. E afinal, Waltim ainda esbanja saúde.

Dupla inseparável
O prefeito Raimundo Macedo e o ex-prefeito Carlos Cruz dividem a presença na triste lista suja do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com políticos de Juazeiro do Norte. Unidos novamente, Raimundão e Carlos Cruz acabam de aparecer numa segunda lista suja. Agora, do Tribunal de Contas da União (TCU). Os dois foram multados pelo TCU e seus processos que têm o mesmo número foram encaminhados para o Ministério Público Federal, onde eventuais irregularidades administrativas cometidas por eles serão investigadas por procuradores e promotores federais.

Conversa cordial
O deputado federal Manoel Salviano procurou o governador Cid Gomes para uma conversa na semana que passou em Brasília. Cid foi atencioso e o atendeu com muita cordialidade, para alegria de Salviano. Na pauta do papo político não poderia haver outro assunto: a sucessão em Juazeiro do Norte. Salviano queria abrir um canal de diálogo antecipadamente, já que não quer ser visto como um candidato de oposição ao Palácio Iracema, mesmo sendo do PSDB.

Disse me disse
• O deputado federal Arnon Bezerra conversou demoradamente com seu tio, o ex-governador Adauto Bezerra, sobre sucessão em Juazeiro do Norte. Os dois a cada dia se entendem melhor na política.
• O prefeito de Barbalha, Rommel Feijó, não terá o apoio do governador Cid Gomes. Ao contrário, o governador Cid Gomes irá trabalhar para derrotá-lo.
• Num compromisso assumido com o PT de Barbalha, Cid convenceu o secretário Camilo Santana a desistir de disputar a prefeitura, e em troca o governador vai se empenhar para eleger o nome que irá substituir Camilo, provavelmente Zé Leite.
. Desculpe a ignorância, a tática emocional de Waltim rende votos nas eleições do Crato?

Nenhum comentário: