quinta-feira, 12 de junho de 2008

I SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO CARIRI





Na terra dos dinossauros, dos homens pré-históricos, e de tantos outros personagens históricos, a Fundação Casa Grande realizará na sexta-feira, dia quatro de julho, o I Seminário de Arqueologia e Educação Patrimonial do Cariri.

O evento marcará a assinatura do protocolo de intenções entre a Universidade de Coimbra e a Fundação Casa Grande, e tem apoio institucional da Universidade Regional do Cariri (Urca) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Entre os convidados confirmados está a Profa. Dra. Maria da Conceição Lopes, Coordenadora do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (CEAUCP), em Portugal. Há também a presença da Profa. Dra. Conceição Meneses Lage, da Fundação Museu do Homem Americano, da Universidade Federal do Piauí, especialista em conservação de registros rupestres.

Com o objetivo de mobilizar educadores e demais interessados em arqueologia e preservação do patrimônio, este seminário é resultado de 15 anos de trabalho da Fundação, que teve sua origem no Memorial do Homem Kariri. O museu resgata e expõe o universo arqueológico e mitológico dos primeiros grupos humanos a habitarem a região, e recentemente foi apontado pela National Geographic Channel como um contraponto à depredação do patrimônio material e imaterial do Cariri.

Janela para a vida na terra

Em matéria sobre tráfico de fósseis, publicada em março pela Folha de S. Paulo, o jornal descreveu a Chapada do Araripe como uma das "janelas raras para a história da vida na Terra".
A região tem atraído o interesse crescente de paleontólogos, arqueólogos e historiadores, que encontraram no interior do Ceará um amplo campo para pesquisas.
O maior desafio, no entanto, não é desvendar os mistérios que o Cariri esconde, mas sim preservá-los para as futuras gerações.

Pontão de Cultura

Nos dias 5 e 6 de julho, a Casa Grande receberá, dentro do intercâmbio promovido pelo Pontão de Cultura, jovens que realizam trabalhos ou possuem afinidade com a preservação do patrimônio histórico. Vindos de cidades vizinhas, foram selecionados pela Fundação em parceria com as Secretarias de Cultura locais, e além das oficinas sobre gestão cultural, participarão de um curso de conservação de pinturas rupestres, ministrado pela Profa. Dra. Conceição Meneses Lage, da UFPI.
O curso e as oficinas de intercâmbio são restritos aos convidados da Fundação. Já o Seminário será aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia.

Para conhecer a programação completa, acesse o site: www.fundacaocasagrande.org.br

imagem: www.redturs.org/inicio/index.php?option=com_c...

Nenhum comentário: