Trabalhadores rurais do Cariri foram vítimas de um golpe, na promessa de ter emprego garantido no corte de cana-de-açúcar, no interior de São Paulo. Cerca de 48 agricultores, 33 deles de Mauriti, estiveram, até a última segunda-feira, com apoio da Prefeitura da cidade de Santa Cruz das Palmeiras, alojados em uma quadra de esportes, depois de serem supostamente enganados por um agenciador, conhecido por ‘gato’, que percorreu várias cidades do Cariri a procura de interessados por empregos temporários em lavouras de São Paulo. Ao chegar no local, não existiam plantios da cultura. Os agricultores deverão retornar para Mauriti amanhã, pela manhã.
O prefeito de Mauriti, Isaac Júnior, diz que a informação sobre a situação dos trabalhadores foi repassada pelo próprio prefeito do município paulista, Agostinho Deperon. O gestor autorizou que um ônibus fosse fretado, providenciou condições de alimentação para o retorno, junto com Deperon.
Um receptivo está sendo preparado para os agricultores, com serviços na área de atendimento à saúde. O prefeito afirma que todos serão ouvidos, por meio do setor jurídico da administração, e será apresentada denúncia junto ao Ministério Público. O objetivo é identificar e punir o responsável pelo golpe aplicado contra os agricultores. René não descarta a possibilidade de existirem outros agricultores da cidade na mesma situação.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário