quarta-feira, 22 de julho de 2009

A cidade de Juazeiro do Norte comemroa hoje 98 anos

Nascida da força e do trabalho de Padre Cìcero Romão Batista, a festa dos 98 anos é a simples abertura ods festejos do cetenário da cidade. Hoje a programação em comemoração ao aniversário teve início com com alvorada festiva.

Durante todo o dia se estenderá uma programação da administração local, incluindo competições esportivas, inauguração da reforma da Praça Padre Cícero, lançamento de projetos, exposição de artesanato, e show musical, no final da noite, com Chicabana, na Praça Padre Cícero.

A primeira romaria registrada em Juazeiro, por coincidência, aconteceu no mês de julho. Naquela época, 3 mil romeiros vieram do Crato para Juazeiro, levados pelo padre Francisco Monteiro, logo após o milagre da hóstia, em março de 1889. Juazeiro, considerada a “meca” dos romeiros de vários estados foi fundada pelo Padre Cícero, também o primeiro prefeito. Emancipada em 1911, antes era a comunidade de Tabuleiro Grande, pertencente ao Crato. Ao longo desse período conseguiu se notabilizar pelo desenvolvimento da economia local, com destaque para o comércio e a indústria de calçados, sendo este um dos pólos mais representativos do Estado. A cultura popular é outro grande atrativo, sendo ambos estimulados por meio do próprio Padre Cícero, que estabeleceu como lema de desenvolvimento trabalho e oração. Milhares de nordestinos passam a cada ano por Juazeiro, principalmente durante as grandes romarias. Esse é outro importante aspecto em torno da figura mítica do Padim.

O comércio local e a indústria do turismo religioso são os grandes beneficiados. A cidade tem conseguido nos últimos anos ter um crescimento na área educacional, principalmente com a instalação de cursos de nível superior. O nome Juazeiro surgiu a partir das árvores com o mesmo nome e “Norte” veio diferenciar a cidade de outras com o mesmo nome.

fonte: DN

Nenhum comentário: