segunda-feira, 27 de julho de 2009

Giro pela cultura no Nordeste



SEMINÁRIO NA PARAÍBA – INSCRIÇÕES ABERTAS - VAGAS LIMITADAS
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), convida gestores culturais de toda a região, incluindo os estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte a participarem nos dias 7 e 8 de agosto, na cidade paraibana de Sousa, do Seminário Diversidade Cultural – Entendendo a Convenção. O objetivo do encontro é divulgar e debater a Convenção Sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela Unesco em 2005 e que conta com a adesão, atualmente, de 98 países, incluindo o Brasil.

CINES MAIS CULTURA
O Ministério da Cultura (MinC) iniciou esta semana série de nove oficinas para treinamento em audiovisual, direcionada aos 100 projetos contemplados no edital dos Cines Mais Cultura. O trabalho será desenvolvido com apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e os participantes receberão manual de capacitação. De 27 a 31 deste mês é a vez da oficina que será realizada em João Pessoa e reúne participantes do Rio Granade do Norte. Veja a data das oficinas por estado : www.cultura.gov.br/ .

SEMANA MANUEL QUERINO
Para comemorar o aniversário de 158 anos de nascimento e marcar os 86 anos de morte de um dos mais importantes pesquisadores da história da Bahia, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à secretaria estadual de Cultura (Secult), prepara homenagens ao escritor e antropólogo baiano Manuel Querino. O evento, batizado como ‘Semana Manuel Querino’ terá entrada franca e acontecerá de 27 a 31 deste mês, na biblioteca que tem o mesmo nome do etnólogo. A homenagem ocorre no Centro Cultural Solar Ferrão, casarão do Centro Histórico de Salvador, Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho. Outras informações: (71) 3117-6384 ou 8860-6874.

PROGRAMA CIRCULANDO BRASIL
O Núcleo de Produção Digital (NPD) Vila das Artes, instituição vinculada a Fundação de Cultura do Município de Fortaleza em parceria com o programa Olhar Brasil do Ministério da Cultura - MinC, faz o envio gratuito de filmes e vídeos cearenses para festivais e mostras em todo o país por meio do programa Circulando Brasil. Os interessados em participar devem se cadastrar na sede do NPD, que fica na Vila das Artes, (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), Fortaleza, das 9h às 13h e das 14h às 19h. E já podem se inscrever para o Festival de Cinema da Amazônia (cineamazonia.com) o prazo é até dia 24 de julho, e também segue até dia 10 de agosto inscrições para a Mostra de Curtas de Goiânia (goianiamostracurtas.com.br). Mais informações: (85) 3105-1410 ou npdfortaleza@gmail.com.

CURSOS DE ARTE
Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para cursos e oficinas de arte no Centro de Criatividade Odylo Costa filho, em São Luís, que acontecem nos turnos matutino e vespertino, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Rampa do Comércio, 200 - Praia Grande. A taxa de participação é de R$ 40,00. Para o curso de Canto Popular será cobrado o valor de R$ 50,00. São oferecidos os cursos de: alongamento e dança; ballet clássico; a arte de transformar em arte; da cromatologia a pintura em tela; artes manuais; pintura em tela; danças e ritmos, entre outros. Mais informações: (98) 3218-9932, de segunda a sexta-feiras das 14h às 18h

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Tarso, gostaria de falar contigo, cara. Me passa o número do teu telefone?

E-mail:
blogdocrato@hotmail.com

Um abraço,

Dihelson Mendonça