quarta-feira, 29 de julho de 2009

Giro pelo mundo e pelo Brasil

NAVIO COM HAITIANOS NAUFRAGA NAS ANTILHAS, E 113 SÃO RESGATADOS

Pelo menos 113 imigrantes haitianos foram resgatados depois que o barco em que viajavam naufragou na véspera próximo às ilhas Turks e Caícos, nas Antilhas, segundo a Guarda Costeira dos EUA. Os americanos ajudam as autoridades do arquipélago nas buscas. Dois corpos já foram resgatados, e cerca de 80 pessoas seguem desaparecidas. Alguns dos feridos, em estado grave, foram levados de helicóptero para Providenciales, capital do arquipélago, para serem tratados.

SECRETÁRIO DE DEFESA DOS EUA FAZ VISITA SURPRESA AO IRAQUE

O secretário norte-americano de Defesa, Robert Gates, elogiou a melhoria da segurança no Iraque, durante uma visita em que possivelmente discutirá a venda de armas para o país, a ser desocupado em breve pelos EUA. Gates também tentará conciliar as divergências entre curdos e árabes, potencial causa para retrocessos na questão da segurança. Em sua décima visita ao Iraque como secretário, Gates disse a soldados na base aérea de Tallil, sob um calor de 46ºC, que estava impressionado com as mudanças no país.


SETOR DE TELEFONIA LIDERA RECLAMAÇÕES DO CONSUMIDOR

O Ministério da Justiça divulgou balanço que mostra que o setor de telefonia é o que registra mais reclamações entre os segmentos de serviços de atendimento ao consumidor (SACs), com 57% do total de demandas. O setor de telefonia nada faz de relevante para atender o consumidor, afirmou o diretor do Departamento de Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita. Os dados foram apresentados quase um ano após a publicação, em 31 de julho de 2008, do decreto que regulamentou os serviços de call center. Morishita acrescentou que o setor de telefonia “conseguiu ser cinco vezes pior que o de cartão de crédito”, o segundo na escala de maior número de reclamações.

BRASIL JÁ SAIU DA CRISE FINANCEIRA, DIZ PAULO BERNARDO

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o Brasil já saiu da crise financeira internacional. Segundo ele, "todo mundo já reconhece isso". Bernardo contou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou que fosse feita uma reavaliação, setor por setor, para saber quem está bem e qual setor ainda precisa de uma maior interlocução com o governo ou, quem sabe, de novas ações para que o Brasil possa retomar o rumo do crescimento. Segundo ele, o país já conseguiu um rumo ao realizar reformas importantes e fazer o controle da inflação que, segundo ele, é o pano de fundo do crescimento brasileiro, além de retomar o crescimento econômico, combinado com políticas sociais.

GOVERNO AUTORIZA CONCURSO COM 500 VAGAS NO BANCO CENTRAL

Uma boa notícia para quem quer começa ruma carreira no serviço público federal.O Banco Central está autorizado a abrir 500 vagas para novo concurso público. São 350 vagas de analista, cargo que exige nível superior e oferece salário de R$ 11 mil, segundo tabela salarial vigente. Outras 150 vagas são para técnico, cargo de nível médio com salário de R$ 4,5 mil. O prazo para publicação do edital é de seis meses a partir da data da publicação da portaria.





SEGUNDA ETAPA DO PROUNI CONVOCA MAIS DE 34 MIL ESTUDANTES

Um total de 34.666 estudantes foram selecionados na primeira chamada da segunda fase de inscrições do ProUni (Programa Universidade para Todos). A relação dos selecionados pode ser consultada no site do ProUni. Para ter acesso, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio ou o do CPF.

PSDB PROTOCOLA TRÊS REPRESENTAÇÕES CONTRA SARNEY NO CONSELHO DE ÉTICA

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), protocolou três representações por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética contra o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP). As medidas foram fundamentadas em quatro denúncias já apresentadas pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). Na primeira representação, o PSDB aciona Sarney pelo episódio que envolveu o neto dele José Adriano Cordeiro Sarney em supostas irregularidades na operação de créditos consignados no Senado. Na segunda, os tucanos pediram ao conselho que investigue Sarney pela edição de atos secretos. Os senadores fundamentam a representação com os diálogos da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que mostram Fernando Sarney negociando com o presidente do Senado a nomeação de um suposto namorado de sua filha. Nas gravações, aparece o nome do ex-diretor-geral Agaciel Maia.

CIRO PODE SER CANDIDATO A GOVERNADOR DE SÃO PAULO

A cúpula do PSB quer definir os cenários eleitorais da sigla em todos os estados até o final de agosto, inclusive a definição sobre uma possível candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo. O parlamentar cearense, que já disputou a eleição presidencial duas vezes, teria o apoio do PT, do PDT e do PCdoB naquele estado. Nos próximos dias, Ciro deve se reunir com o presidente do partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para tratar da questão. Na avaliação do PSB ainda faltam algumas garantias para que Ciro transfira seu domicílio eleitoral e sua filiação partidária do Ceará para São Paulo, o que tem que acontecer até um ano antes da data das eleições do próximo ano.

Nenhum comentário: