quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cariri em notícias

FUNDAÇÃO CASA GRANDE É PIONEIRA EM TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO CARIRI

A Fundação Casa Grande recebe no próximo dia 13 de agosto os participantes do I Seminário Internacional do Turismo de Base Comunitária. Cerca de 200 pessoas são aguardadas pelos organizadores do evento. Os participantes ficarão acomodados nas pousadas domiciliares da COOPAGRAN - Cooperativa dos pais e amigos da casa grande.A abertura do seminário acontece no mesmo dia, com a palestra “programa de regionalização do turismo e dos destinos indutores”, com Ana Clévia Guerreiro Lima, coordenadora geral de regionalização do Ministério do Turismo. Desde o ano de 2004 que a Fundação Casa Grande deu início a um turismo diferenciado em Nova Olinda. A formação da cooperativa de familiares dos meninos que freqüentam a casa foi um passo importante nesse sentido. Atualmente, a maioria das pessoas que querem visitar Nova Olinda adere ao programa turístico de base comunitária realizada pela fundação.

SINDICALISTAS REIVINDICAM CONCURSO PARA PROFESSOR DA URCA

A diretoria do Sindicato dos Docentes da URCA(SINDURC) aprovou que o próximo dia 6 de agosto será a data indicativa para realização de assembléia da categoria. Na oportunidade será discutido, além de outros pontos, a participação dos professores na paralisação nacional dos docentes de ensino superior do dia 14 de agosto. Na assembléia a diretoria do sindicato dos docentes da URCA vai defender a realização de concurso público na universidade regional do Cariri. De acordo com dirigentes do Sindurca há uma carência significativa de professores na universidade. Alguns cursos tem mais professores substitutos do que efetivos. Para o Sindurca os professores devem garantir e exigir que o governo do estado e a administração superior d a instituição realizem concurso com a maior urgência possível.

CARIRI TEM UMA AMBULÂNCIA PARA URGÊNCIA EM 18 CIDADES

A situação do Corpo de Bombeiros do Cariri é delicada. Com equipamentos antigos e pouca estrutura os bombeiros que aqui trabalham se desdobram para atender a demanda. Atualmente 18 cidades fazem parte do campo de atuação do corpo de bombeiros de Juazeiro do Norte, mas a corporação conta apenas com uma ambulância para atender a todos esses municípios. São realizados 200 atendimentos ao mês. Tendo uma média de seis a oito ocorrências por dia, nos finais de semana esse número geralmente aumenta. Em plantões de 24 horas, os bombeiros da Região do Cariri, não fazem triagem de atendimento, com exceção dos momentos em que acontecem dois ou mais chamados ao mesmo tempo. Quando isso acontece, a preferência é dada aos casos mais graves.

AURORA PARTICIPA DE FESTIVAL DE QUADRILHAS NO SERTÃO PARAIBANO

Um grupo de brincantes de Aurora participou no último final de semana do tradicional 9º Festival de Quadrilhas Juninas do sítio Pitombeiras, no município de Cachoeira dos Índios, na Paraíba. O festival vem sendo considerado como um dos mais importantes do sertão nordestino, e tem por objetivo resgatar, preservar e incentivar os antigos folguedos juninos nordestinos. No terreiro da festa desfilaram, dentre outras, as quadrilhas Cangaço do Sertão ( de Cachoeira), Forró Bodó( de Sousa), Maria Chiquinha( de Cachoeira) e Maria Bonita de Cachoeira, Cangaço do Sertão(PB) e Filhos do Sertão de Aurora.


MORADORES DE ARARIPE TÊM QUE COMPRAR ÁGUA PARA MANTER ATIVIDADES DIÁRIAS

Por causa do inverno irregular, os pequenos açudes e reservatórios do município de Araripe não conseguiram acumular água suficiente para atender à demanda de abastecimento da população. Diante dessa situação, a cidade está enfrentando um colapso no sistema de abastecimento, que é monitorado pela Companhia de Água e Esgotos do Ceará (CAGECE). Os moradores alegam que há vários meses não cai sequer uma gota d’água nas torneiras de suas residências. Em cada um dos bairros periféricos da cidade, podem ser observadas longas filas, formadas por moradores querendo comprar a água que vem sendo comercializada por proprietários de carros pipas ou de carroças. Os vendedores chegam a cobrar até R$ 7,00 por um balde de água. O problema tem acarretado prejuízos aos órgãos públicos que estão tendo que paralisar suas atividades diárias.

FEIRA DE CALÇADOS DO CARIRI PODE NÃO ACONTECER ESTE ANO

Os olhos do empresariado brasileiro estão voltados para o Juazeiro do Norte quando se fala em calçados. A região vem se destacando em todo o país como um dos grandes pólos do setor. Para prestar um apoio aos fabricantes e comerciantes da região, o Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário (SINDINDÚSTRIA) de Juazeiro do Norte e região, em parceria com o SEBRAE, organizam anualmente a Feira de Tecnologia em Calçados do Ceará (FETECC), que tem por objetivo gerar negócios e promover variados seguimentos das indústrias de calçados, além de captar expositores que trazem novas tecnologias em equipamentos. A 12ª edição da FETECC esta sendo organizada. Uma reunião com o grupo de empresários da região vai decidir qual será o futuro da feira, que poderá acontecer ainda este ano ou em 2010.

CARIRI É O MAIOR PRODUTOR DE AMENDOIM DO CEARÁ


A região do Cariri é a maior produtora de amendoim do Ceará e foi escolhida para servir como modelo do novo projeto de monitoramento desta cultura, desenvolvido pela EMBRAPA - Algodão. Uma nova semente da oleaginosa, a BRS Havana, está se adaptando ao solo e clima caririense.Os municípios de Crato, Missão Velha, Salitre, Farias Brito e Barbalha se destacam na produção de amendoim, que é a quarta oleaginosa mais plantada no mundo. O Ceará é um dos maiores produtores do Brasil, tendo a região do Cariri como o seu principal celeiro. Em Barbalha, o campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Algodão), lançou para o Nordeste, três cultivares de ciclo curto adaptadas para as condições semi-áridas. São a BR-1, a BRS-L7 e a mais recentemente BRS Havana, que tem a pele protetora de coloração bege e produz até 1.900kg de amendoim por hectare e em regime de sequeiro.

TRE MANTEM PREFEITO DE GRANJEIRO NO CARGO

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) julgou na última segunda-feira o recurso contra o mandato do atual prefeito do município de Granjeiro, Emanuel Clementino. A decisão foi unânime para que o prefeito e o vice-prefeito se mantenham no cargo. Alegando crimes eleitorais, a coligação “Do jeito que o povo quer” (que envolve os partidos PR, PMDB, PT, PC do B e o DEM) havia entrado com pedido de cassação de mandato eletivo na comarca de Várzea Alegre após as eleições de 2008, que não julgou procedente a ação. A coligação recorreu ao TRE.

fontes: JC, DN e outras informações minhas

Nenhum comentário: