quarta-feira, 22 de julho de 2009

Notícias do Cariri

UMA MOTO POR DIA É ROUBADA EM JUAZEIRO DO NORTE

A polícia do cariri vem trabalhando para elucidar casos de roubo de motocicletas. Até agora, a média é de uma moto roubada por dia, e muitas os proprietários não conseguem reaver. Recentemente no município de Granjeiro, somente numa madrugada duas motos foram roubadas, sendo uma delas de um mototaxista. Em Caririaçu, ainda repercute o latrocínio contra Geocácio Amarente Luna, de 15 anos, que foi morto por dois indivíduos os quais levaram a moto que o mesmo havia fretado. Em Juazeiro, todo dia tem roubo de moto. Na última sexta-feira (17) José Renato Silva, de 30 anos, foi assaltado por volta das 20 horas na Rua Odete Matos (Bairro Jardim Gonzaga).
No último domingo, outro assalto foi praticado com as mesmas características na Rua Marechal Dutra (Bairro Franciscanos), em Juazeiro do Norte

ABELHAS EM EXTINÇÃO PODERIAM SER PRODUZIDAS NO CARIRI

Embora extintas na região do Cariri em decorrência das queimadas, uso de agrotóxicos e manejo errado, as abelhas indígenas sem ferrão puderam ser vistas, até o último fim de semana, aqui no município do Crato. A iniciativa foi do meliponicultor Ezequiel Medeiros, que veio da cidade de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte para, pela primeira vez, expor na Expocrato, trazendo um mostruário com várias caixas de abelhas. Como muitas dessas espécies produzem mel saboroso e muito procurado, os próprios meleiros, que retiram o mel destruindo a colméia, contribuem para a extinção dessas abelhas em algumas regiões. Na exposição, foram expostas espécies como Jandaíra, Jataí, Uruçu e Mandaçaia, que produzem um mel fino, orgânico e com boa aceitação no mercado. As abelhas dependem das flores para sua sobrevivência, pois obtêm nelas os açúcares de que necessitam para obter a energia calórica, e o pólen é sua fonte de proteínas. Ezequiel afirmou que a região do Cariri oferece melhores condições para a criação de abelhas do que a região do Seridó, em razão da quantidade e variedade de flores.


FISCALIZAÇÃO FECHA ACADEMIA DE GINASTICA NO CARIRI

O Ministério Público Estadual, através da equipe de fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/CE), divulgou o relatório de fiscalização nas academias de ginástica autuadas ou interditadas, entre os dias 16 e 17 de julho, na região do Cariri. Segundo nota da assessoria de imprensa do órgão, a fiscalização visitou 18 academias, das quais seis foram autuadas e uma foi interditada. As principais causas das autuações foram: falta de profissional qualificado ou credenciado, bem como a inexistência de Alvará de Funcionamento e Registro Sanitário. O Procon que já está agendado o retorno ao cariri para ampliar as fiscalizações.

PM DE BARBALHA TEM NOVO COMANDANTE

O município de Barbalha recebeu na última sexta-feira (17), o novo Comandante do Destacamento da Polícia Militar, o Capitão Marcos Alencar, que substituiu o Tenente Guedes. A passagem de comando foi oficializada pelo 2º BPM, sediado em Juazeiro do Norte, ao qual o GPM local está incorporado como 1ª CIA. O Capitão Marcos Alencar já esteve à frente do destacamento local. Satisfeito com o seu regresso disse que, como na sua atuação anterior, se mostra disposto, garantindo que a população pode esperar muito trabalho e que os infratores serão tratados de acordo com a lei. Ele disse ainda que não medirá esforços para acabar com a criminalidade que aflige acidade.

IMAGEM DE SÃO FRANCSICO MOVIMENTA PARÓQUIA DE BAIXIO

Uma imagem de São Francisco, encontrada em um cupinzeiro, na cidade de Baixio está chamando a atenção das pessoas e transformou o local em alvo de pequenas romarias. A imagem ,de 20 centímetros, foi encontrada pelo agricultor Francisco Airton Vieira. Após andar bastante se deparou com um enorme cupinzeiro em que algo colorido lhe chamou a atenção. Aproximou-se do cupim em meio aos rochedos e percebeu tratar-se de uma estatueta de São Francisco. A imagem foi encontrada no Sítio Bragado, zona rural de Baixio. Por conta da imagem a cidade está recebendo visitantes dos municípios vizinhos de Icó, Umari e Ipaumirim.

BANDIDOS CONTINUAM AGINDO EM BARBALHA

Desde que o Ronda do Quarteirão foi instalado em Juazeiro do Norte, o número de assaltos cresceu consideravelmente em cidades vizinhas. Enquanto o Ronda não chega, são os bandidos que continua rondando em Barbalha. A polícia registrou três assaltos somente no último sábado. O gerente e um funcionário de uma loja de material de construção localizada no Conjunto Nossa Senhora de Fátima, foram surpreendidos por dois homens armados de revólver. Os assaltantes levaram dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 600 em espécie, fugindo em seguida, sem deixar pistas. Uma distribuidora de alimentos localizada na Avenida Leão Sampaio, Parque Bulandeira. Na Rua Divino Salvador, no centro, de duas jovens cujas identidades foram preservada pela polícia, os assaltantes de arma em punho tomaram dois celulares. Apesar das diligências efetuadas após as três ocorrências, a polícia não conseguiu identificar e nem prender nenhum dos bandidos.

CATÓLICOS DE BARBALHA INICIAM REVERÊNCIAS A SANTA MARTA

Católicos de árias localidades do Ceará e do vizinho Estado de Pernambuco se reuniram em torno da abertura dos festejos em honra de Santa Marta, padroeira do Sítio Betânia, zona rural de Barbalha. O início das reverências se deu com alvorada festiva pela banda cabaçal da localidade, cortejo e levantamento do pau da bandeira no final da tarde. Para realizar uma festa ecologicamente correta, os organizadores optaram por um eucalipto para servir de pau da bandeira, e não utilizar espécies ameaçadas de extinção. A programação prosseguirá até o dia 29 com novenário, quermesses, leilão e missa. Santa Marta era irmã de Maria Madalena e de Lázaro, e o seu dia no calendário católico transcorre em 29 de julho.

CÂNCER DE PÊNIS ATINGE CARIRIENSES

O Ceará é o segundo Estado do país onde acontece o maior número de amputações penianas, perdendo apenas para São Paulo, provocadas por um tipo de câncer silencioso que deixa a população masculina preocupada. No Cariri, os médicos estão preocupados com o índice de amputações. Somente este ano, foram contabilizadas seis remoções penianas, provocadas pelo tipo de câncer. O médico Urologista cratense, Marcelo Pierre que atende no Centro de Vacinação do Cariri, conta que só neste ano, já fez três amputações de pênis com câncer no Crato. As cirurgias foram realizadas em dois pacientes do Crato e um da zona rural de Santana do Cariri. O médico adverte que qualquer ferimento no órgão deve ser examinado pelo especialista, que adotará o tratamento medico adequado. A cada 100 pacientes com esse tipo de câncer, 75 têm fimose e todos têm maus hábitos de higiene. As causas que levam ao câncer de pênis ainda são pouco conhecidas pelos especialistas.

ENGENHEIRO DEFENDE CONSTRUÇÃO DE NOVO PARQUE PARA O CRATO

O professor Augusto Monteiro Rodrigues, engenheiro agrônomo, defende que o Crato precisa de um novo parque de exposição. Para o engenheiro, o atual parque não comporta mais grandes eventos como a Expocrato. Para ele, os negócios é que são o ponto forte da exposição e garantem a geração de emprego e renda para a cidade.

fontes: Rádio Princesa FM, Jornal do Cariri,Site Miséria e Rádio Cetama

Nenhum comentário: