domingo, 9 de agosto de 2009

Coluna Cariri de hoje



MEMÓRIA DO CALDEIRÃO
Consta que, antes de ser decapitada, a rainha Maria Stuart teria afirmado: “Em meu fim, está o meu começo”. De forma análoga, isso está acontecendo em relação ao beato José Lourenço, líder da comunidade do Caldeirão, localizada no município do Crato. Foram iniciadas, dias atrás, as obras de construção do Parque Histórico do Caldeirão, no local onde aconteceu o massacre - feito pelas milícias do governo do Ceará - na década 30 do século passado, contra trabalhadores rurais que viviam em comunidade, rezando e trabalhando na agricultura, liderados pelo legendário beato José Lourenço. Oficialmente, foram mortas cerca de 400 pessoas, entre crianças, mulheres, idosos e adultos. Extra-oficialmente os mortos teriam passado de mil. Não há como negar: o tempo se encarrega de fazer sua própria justiça!

“CÍCERO” VEM AÍ...
Confirmadíssimo. O livro Cícero - biografia (mais uma) do Padre Cícero Romão Batista - escrito por Lira Neto (ex-ombudsman do O POVO e biógrafo do presidente Castelo Branco, do escritor José de Alencar e da cantora Maysa), será lançado no próximo mês de novembro. O livro, editado pela Companhia das Letras, trará cerca de 150 fotografias originais do famoso sacerdote. Aliás, a revista Piauí, edição de agosto, antecipou dois trechos inéditos do livro Cícero. Para desgosto de quem não gosta dele, Meu Padim continua bastante prestigiado pela mídia...

O CRATO DO FUTURO 1
Durante a solenidade de lançamento da ordem de serviço para construção do Centro de Convenções do Cariri, localizado no bairro Muriti no Crato, o governador Cid Gomes ouviu das lideranças cratenses os projetos futuros para aquela área. Cortada pela estrada que liga Crato a Juazeiro, ali está sendo construído também o Centro de Ciências Agrárias da UFC. A Prefeitura já doou terreno para construção da Faculdade Católica do Cariri e sinalizou idêntica providência à Universidade Regional do Cariri. Surgiria, assim, a Cidade Universitária, cujo projeto - já elaborado - prevê uma avenida que passará pelo Centro de Convenções até a cidade de Barbalha.

O CRATO DO FUTURO 2
A avenida Crato-Barbalha, por sua vez, seria interligada a outras vias expressas previstas a partir do atual Parque de Exposição. Ele, com a construção de um novo parque, seria preservado como área de lazer para a conurbação Crajubar. Teria áreas gramadas, muitas árvores, lagos, enfim, uma espécie de “Hyde Park” como existe em Nova York. Dali, partiriam quatro grandes avenidas interligando os bairros do sopé da Chapada do Araripe até o Muriti e dali até Barbalha-Juazeiro, valorizando os terrenos existentes nas áreas circunvizinhas. O projeto de expansão do Parque de Exposição já foi entregue ao Governo do Estado.

PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE
O advogado Raimundo Marques é proprietário de um sítio de 30 hectares, no Lameiro, no Crato. Trata-se do sítio Helvécia, cujo nome faz alusão à região da Europa Central, ao planalto entre os Alpes suíços. Ali, ele vem preservando a vegetação e a fauna da localidade. Mudas de macaubeiras, buriti, catolé, pau d’arco, angico, mororó já foram plantadas. E os passarinhos - bem-te-vis, anuns, soldadinhos-do-araripe, bicos-de-prata, rolinhas, nambus, dentre outras - voltaram a circular livremente no sítio. Raimundo Marques recebeu certificado de reconhecimento da Sociedade Protetora Ambiental do Ceará. Um exemplo a ser seguido pelos demais proprietários de sítios.

CURTAS

> O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, andou conversando com Renato Casimiro e Daniel Walker visando à implantação, no Campus Cariri da UFC, de um complexo cultural e centro de referência, informação e documentação sobre Juazeiro do Norte (...)

> Liguem os fios: um grande grupo empresarial brasileiro está-se instalando em Juazeiro do Norte, discreto e silencioso. Tudo por questão estratégica e de mercado. O anúncio oficial só será feito quando tudo estiver concretizado (...)

> Será reeditado o livro O Patriarca de Juazeiro, do padre Azarias Sobreira. A parceria para publicação será liderada pela Universidade Federal do Ceará (...)

> Jornalista Jurandy Temóteo já está preparando as matérias para o nº 28 da revista A Província que deverá circular em novembro próximo (...)

> Vasques Landim (deputado estadual - PSDB), falou em encontro tucano no Crato que os indicadores sociais do Ceará apontam que o Estado tem o maior número de indigentes do Brasil. Segundo o parlamentar, são mais de 51% da população vivendo com menos de um salário mínimo, sem se falar dos 19% de analfabetos.


A cidade de Juazeiro terá de volta o escritório de Prática Forense da Universidade Regional do Cariri (Urca). Para isso, foi assinado convênio esta semana com a prefeitura de Juazeiro que vai dar total estrutura para que o escritório possa atender famílias e pessoas de baixa renda que precisam de assistência jurídica. O prefeito Manoel Santana assinou o convênio com os coordenadores do curso de Direito da Urca, professores Reno Feitosa e Antonio Ambrósio.

Na sua visita a Juazeiro do Norte para show, padre Fábio de Melo foi presenteado com uma linda aliança de aço e ouro com gravação do Pai Nosso. Leandra Soares, gerente da Casa dos Relojoeiros, loja do Cariri Shopping, fez a entrega.


Coluna Cariri publicada na edição de hoje do jornal O Povo.

Nenhum comentário: