terça-feira, 4 de agosto de 2009

Juazeiro realiza trabalho de conscientização sobre influenza A

A Secretaria de Saúde de Juazeiro através do núcleo de Mobilização Social dá continuidade esta semana a campanha informativa esclarecendo a população sobre como evitar o vírus Influenza A (H1N1). Técnicos estão distribuindo folderes e cartazes com informações básicas do Ministério da Saúde e dicas para se prevenir da gripe. Depois de passar pelo Aeroporto Regional e Terminal Rodoviário a mobilização social realizará visitas aos postos de saúde de cada distrito sanitário.


O Ministério da Saúde através de nota a imprensa informou que o GEI (Grupo Executivo InterministeriaL), formado por representantes de 16 órgãos do Governo Federal, aprovou na segunda-feira, dia 27, as recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação para o período que marca o fim das férias escolares e o início do segundo semestre letivo no país. O GEI recomenda que todos os alunos com sintomas de gripe evitassem retornar às aulas até estarem totalmente recuperados. As eventuais alterações do calendário escolar ficam sob avaliação dos governos estaduais e municipais, observando as especificidades locais em comum acordo entre os Secretários Estaduais de Saúde e de Educação, o mesmo se aplicando a esfera municipal.


O Secretário Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte, Dr. Giovanni Sampaio, sobre esta recomendação lembrou que é uma orientação “mais voltada para aqueles estados onde já foram confirmados casos da doença em maior escala”. Ele sugeriu que a imprensa deve ter todo zelo “ao passar a informação para evitar pânico já que existe apenas uma recomendação do Grupo Executivo Interministerial do Governo Federal”. O Secretário recomendou aos pais que caso seus filhos estejam resfriados ou gripados não participem das aulas por uma semana, no máximo 12 dias, por uma questão de zelo, tomando as precauções rotineiras contra o mal estar como coriza, espirros, dores de cabeça e na garganta, tosse seca e febre até que a criança volte ao estado normal.

Nenhum comentário: