quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Saúde
O Ministério da Saúde divulgou o boletim epidemiológico semanal da nova gripe, contabilizando 2.959 casos confirmados de influenza A (H1N1) entre 25 de abril e 1º de agosto. Isso representa 17% do total de pessoas com sintomas de qualquer tipo de gripe registrado pela pasta. Os números do ministério consolidam dados enviados por secretarias estaduais e municipais de saúde. Ainda segundo a nota do ministério, 71,5% das pessoas infectadas pelo vírus H1N1 apresentaram sintomas leves.
Milhares de pessoas expostas aos ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova York, desenvolveram asma cinco ou seis anos após o evento, segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, Estados Unidos. Estudos anteriores já haviam indicado a incidência de problemas respiratórios e mentais associados com a exposição direta à poeira levantada no local dos ataques num período de dois a três anos depois do evento. Mas o impacto na saúde das pessoas em um prazo mais longo ainda não havia sido divulgado. A pesquisa é resultado da segunda fase de um estudo iniciado em 2003 com integrantes de equipes de resgate, moradores da região de Manhattan onde ficavam os prédios do World Trade Center, funcionários que trabalhavam naquela região e pessoas que passavam pelo local no momento do ataque.
Médicos franceses relatam nascimento de bebê após transplante de ovário realizado com uma nova técnica. A paciente, que sofria de anemia falciforme, precisou passar por um transplante de medula óssea. A primeira parte desse processo envolve a utilização de medicamentos que são tóxicos para os ovários. Para a preservação da fertilidade os ovários foram retirados e mantidos congelados por dois anos, até o final do tratamento.O trabalho francês foi apresentado na reunião da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, no final de junho, em Amsterdã. Na ocasião foi divulgado que mãe e filho passam bem.A técnica francesa consistiu no transplante de dez pequenos fragmentos de ovário da paciente e, após 3 dias, o restante do tecido ovariano preservado foi implantado. Um aspecto importante do trabalho foi o fato de que a gestação foi iniciada de forma natural sem necessidade de fertilização externa ao útero, como habitualmente é feito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário