terça-feira, 10 de agosto de 2010

GERAÇÃO DE EMPREGO NO CEARÁ TEM RECORDE HISTÓRICO


O candidato à reeleição ao Governo do Estado pela Coligação “Por Um Ceará Melhor Pra Todos”, Cid Gomes, debateu sobre trabalho e desenvolvimento social no Comitê Central na noite desta segunda-feira (09/08). Na reunião, representantes de setores e entidades ligados a etnia, economia, grupos sociais e profissionais e ONGs sugeriram ações que servirão para a formulação das diretrizes do programa de governo, a partir do ano de 2011

Cid Gomes se referiu aos assuntos desenvolvimento social, trabalho social e atenção às minorias, como uma questão trabalhada pelo Governo Federal, mas que deve ser tratada de forma parceira com os governos estaduais. "Por isso eu reforço a importância em dar continuidade aos projetos que o governo Lula vem desenvolvendo para diminuir as diferenças sociais e regionais", disse. Segundo Cid, desenvolvimento social e trabalho são assuntos que foram reunidos numa mesma pasta de seu governo. "O objetivo é gerar oportunidades de trabalho e renda para melhorar a qualidade de vida do povo cearense", explicou.

O candidato ainda citou o esforço que o Governo Estadual tem feito na geração de emprego, onde, nos últimos 12 meses, apresentou a criação de 89 mil novos empregos gerados contra uma média histórica, até o ano de 2006, de 23 mil empregos/ano. Quanto às questões ligadas a maior atenção aos feirantes e artesãos, Cid disse ser um grande incentivador das políticas que venham a beneficiar esse segmento. "Espero que me tragam sugestões também, para que sirvam de base para traçarmos as diretrizes de governo", ressaltou.

A grande questão citada pelo candidato, quanto a criação de oportunidades foi a capacitação, inclusive voltada para deficientes físicos. "São ações que devem ter um ‘pensar’ mais organizado, com desenvolvimento de um sistema que permita maior acessibilidade por parte dos interessados", afirmou. Ao abranger o tema ensino, foi enfático ao dizer que tem e, se possível, deverá continuar investindo na qualificação do ensino e da profissionalização dos estudantes, com a estruturação das escolas de ensino médio e criação das escolas profissionais.


Saúde e dependência química foram outros assuntos abordados. Cid Gomes apontou as ações que tem realizado para qualificar a interiorização da saúde no Ceará, como a construção de grandes hospitais regionais, do Norte e do Cariri, as Policlínicas e os Centros de Especialidades Odontológicas. Assumiu o compromisso de construir mais três hospitais de grande porte, se reeleito. Quanto à questão das drogas, Cid se referiu ao crack como a pior questão social de hoje e que é preciso desenvolver políticas públicas sérias para
impedir o tráfico, bem como desenvolver um programa voltado ao tratamento e recuperação dos viciados.

Nenhum comentário: