sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cenário de Juazeiro está quase pronto para a disputa de 2012

O atual prefeito quer mais quatro anos de poder. Dois ex-gestores querem voltar. Essa é a situação política de Juazeiro do Norte, a 490 km de Fortaleza (Cariri cearense), na reta final do prazo das convenções partidárias.

No comando da máquina, o petista Manoel Santana foi, oficialmente, lançado à reeleição no último sábado. O PT reuniu em torno de si outras seis siglas: PRB, PMN, PRTB, PC do B, PSC e PSDC. Mas não conseguiu repetir o principal apoio de quatro anos atrás: o do ex-prefeito Raimundo Macedo (PMDB).

Atual deputado federal, “Raimundão”, como é mais conhecido no meio político local, vai tentar voltar ao comando do município em convenção marcada para o próximo dia 30 (sábado). Para isso, contará com o apoio de doze partidos.

Também ex-prefeito, a possível candidatura do deputado federal Manoel Salviano (PSD) surge como a principal dúvida na corrida eleitoral de Juazeiro.

O ex-tucano já deu sinais de que poderá disputar a sucessão de Santana, ao mesmo tempo em que deixa a porta aberta para fechar apoio ao atual prefeito, ou mesmo subir no palanque de “Raimundão”.

No próximo sábado, último dia das convenções, o ex-deputado estadual Vasques Landim (PR) também deverá ser lançado à prefeitura. O nome do candidato ainda é dúvida, mas os dirigentes do PR dizem garantir que o partido terá candidato.

Uma espécie de plano B do PR seria o nome de Alcymar Monteiro (PDT), opção aprovada ontem em encontro partidário no município.

Até agora, o PR afirma ter apenas uma certeza: “Com certeza o PR não sai com o prefeito Manoel Santana”, sustenta o vereador Tarso Magno (PR).

Combate à mesmice
Alcymar Monteiro tem como principal plataforma o combate ao que ele chama de mesmice política na cidade, que estaria dominando a disputa local. De acordo com o candidato do PDT, isso estaria respingando nas questões sócio-culturais de Juazeiro.

Também de oposição declarada a nomes já conhecidos da politica juazeirense, o jornalista Demontier Fernandes (Psol) pretende concorrer à prefeitura. Com apoio do PSTU, a candidatura admite que não há nenhum tipo de diálogo com o PT de Manoel Santana.

Vice cobiçadoRompido politicamente com o atual prefeito, o vice, José Roberto Celestino (PSB) já foi sondado pelo PMDB de “Raimundão” e, mais recentemente, pelo PSD de Salviano.

Até o atual prefeito chega a admitir que o apoio do vice não estaria descartado. Sob pressão, Celestino vem dizendo que seguirá a orientação do governador Cid Gomes (PSB).

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Muito mais do que uma disputa localizada, o resultado da sucessão eleitoral em Juazeiro do Norte representará, pela importância da cidade, uma grande derrota ou impactante vitória para os grupos políticos envolvidos.
Quem deverá estar no páreo na corrida pela prefeitura de Juazeiro do Norte
Manoel Santana (PT)
Atual prefeito, disputa a reeleição. É médico, servidor público federal e primeiro vereador eleito pelo PT no município

Raimundo Macedo (PMDB)Ex-prefeito (2005 a 2008), é médico e empresário. Ex-deputado estadual, foi o mais votado para a Câmara Federal em 2010

Alcymar Monteiro (PDT)
Cantor e compositor regional. Foi secretário municipal de Cultura de Juazeiro do Norte na gestão do prefeito Carlos Cruz (2000 a 2004)

Vasques Landim (PR)Ex-deputado estadual e ex-secretário do Meio Ambiente do governo Lúcio Alcântara (2003 a 2006). É ligado ao ex-senador Tasso Jereissati (PSDB)

Manoel Salviano (PSD)Ex-prefeito, deputado federal, médico e empresário. Já foi filiado ao PSDB. É dono da maior empresa farmacêutica do Ceará e de emissora de TV

Demontier Fernandes (Psol)Dono do jornal local Folha da Manhã. Nunca exerceu mandato eletivo. Deve ter o apoio do PSTU.

Jornal O Povo 

Nenhum comentário: