Com apenas duas candidaturas confirmadas até ontem, na antevéspera do prazo final para as convenções partidáris, o município de Barbalha, distante 503 km de Fortaleza (Cariri cearense) deverá polarizar a disputa eleitoral em 2012.
Atual prefeito, o petista José Leite vai concorrer a um segundo mandato. Pela oposição, o PPS vai lançar Argemiro Sampaio Neto. Sábado é o último dia para a realização de encontros partidários que decidirão as candidaturas.
Os palanques estão tão bem definidos em Barbalha que até o nome que concorrer a vice na chapa da situação é o mesmo de quatro anos atrás: a peemedebista Betilde Correia.
Já pela oposição, não foi fácil chegar ao nome de Argemiro, que acabou aglutinando as forças contrárias à atual gestão petista. Nos últimos meses, movimentos no PSDB indicavam que o ex-prefeito Rommel Feijó poderia sair candidato.
Uma nota de improbidade administrativa do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que poderá deixá-lo inelegível, entretanto, fez o tucano mudar os planos.
Base de Cid Gomes
Diferentemente dos maiores municípios do Cariri (Juazeiro do Norte e Crato), Barbalha vai, praticamente, repetir na disputa deste ano o arco de aliança em torno do governo Cid Gomes.
Além dos candidatos à reeleição a prefeito e vice, do PT e PMDB, respectivamente, a chapa majoritária contará com o apoio do PTB do deputado federal Arnon Bezerra. O palanque terá, ainda, o reforço do petista Camilo Santana, que já disputou a prefeitura local com Feijó.
Pela oposição, o PPS do candidato Argemiro receberá o apoio do PSDB. Chama a atenção, porém, a presença do PCdoB na chapa, que tem o candidato a vice, Demóstenes Coelho.
Quase racha
A polarização política no município acontece mesmo após tensões nos dois principais grupos políticos, liderados pelo PT e PSDB locais.
Na situação, o PMDB chegou perto de uma divisão entre indicar a vice de José Leite, marchar com a oposição ou mesmo sair com cabeça de chapa. A relação PT-PMDB também não era das melhores, por conta de resquícios da disputa para o Senado, em 2010.
O lançamento do candidato a vice-prefeito pela oposição também não aconteceu de forma pacífica. Ex-petista, Demóstenes, agora no PCdoB, apoiou José Leite na eleição de quatro anos atrás.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Importante, sobretudo, culturalmente, o município de Barbalha, na região do Cariri, poderá assistir a uma queda-de-braço entre forças lideradas pelo PT e o grupo político comandado pelo ex-prefeito municipal, o tucano Rommel Feijó. Diferentemente de outros municípios da região.
Os candidatos
José Leite (PT)
Atual prefeito, vai disputar a reeleição. Tem o apoio das principais forças políticas que apoiam o governo de Cid Gomes (PSB)
Argemiro Sampaio (PPS)
Empresário, terá o apoio do PCdoB , que indicará o candidato a vice, do PSDB e PSDC, entre outros grupos locaisJornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário