sábado, 9 de junho de 2012

Grupos folclóricos transformam Parque da Cidade de Barbalha em caldeirão cultural

O Parque da Cidade se transformou num verdadeiro caldeirão cultural na noite desta sexta-feira, dando prosseguimento à programação social da Festa de Santo Antônio.

Antes das apresentações no palco principal, estiveram se apresentando 15 grupos folclóricos do município. A Noite da Cultura, coordenada pela Secretaria de Cultura e Turismo teve ainda apresentações de grupos formados por alunos de escolas da rede municipal.

Dentre as apresentações se destacaram os grupos de penitentes, “incelências”, reisados, bandas cabaçais, maculelê, maresia, dança do milho, xaxado, regionais, dentre outros. A Noite da Cultura é uma oportunidade de se mostrar aos visitantes a riqueza da cultura tradicional de Barbalha, cujos grupos, anteriormente apenas participavam do desfile no dia da abertura da Festa de Santo Antônio.

De acordo com Goretti Amorim, coordenadora de folclore da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, os grupos agora estão em constantes atividades, inclusive participando de terreiradas no município e de eventos em outras cidades. A professor Celene Queiroz, realiza um trabalho de resgate da cultura tradicional junto aos alunos das escolas da rede pública, como forma de incentivar a manutenção e a sustentabilidade da cultura popular em Barbalha.


Rádio Cetama AM

Nenhum comentário: