quinta-feira, 28 de junho de 2012

Risco de inelegibilidade obriga lançamento de novatos

A expressiva quantidade de possíveis pré-candidatos inelegíveis no Ceará aponta para uma tendência: a Lei da Ficha Limpa obrigará os partidos a renovar suas opções de postulantes. Com a divulgação da lista do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com os nomes dos gestores que tiveram as contas desaprovadas, os municípios já se antecipam em lançar novos nomes na política cearense, que cumpram as exigências da justiça eleitoral e que, por jamais terem estado na vida pública, não tenham máculas que os impeçam de disputar um cargo eletivo.

Do total de 3.654 gestores cearenses que tiveram as contas rejeitadas pelo TCM, 1.473 têm indicação de nota de improbidade administrativa. As candidaturas desse montante, segundo o procurador regional eleitoral Márcio Torres, já têm quase 100% de chance de serem impugnadas. A possível inelegibilidade de mais de 1,4 mil pretensos candidatos espalhados pelos municípios do Estado força as coligações a uma busca pelas novas figuras, o que pode representar um dos pleitos com maior número de novatos no Ceará.

“Esse processo de julgamento de candidatos fará um grande filtro, que parte da justiça eleitoral e dos partidos. Cabe às legendas controlar as candidaturas para não serem afoitas de levar adiante nomes que correm o risco de ser impugnados. Com esse pente fino, a tendência é que muitos candidatos novatos sejam lançados”, detalha o procurador.

Na linha de frente da peneira, algumas legendas já se anteciparam ao julgamento do Ministério Público e iniciaram o recrutamento dos novos pretensos gestores públicos. De acordo com o presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, antes mesmo da divulgação da listagem do TCM, os tucanos já haviam rejeitado os nomes de pré-candidatos ficha-suja. “Nessa eleição vamos ver uma substituição: o pai que é ficha-suja vai lançar o filho. No PSDB, tivemos o cuidado de não permitir isso”, alertou ele, que é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.

Por outro lado, de acordo com o presidente do PSB em Fortaleza, Karlo Kardozo, a publicação da lista do TCM não deve alterar a lista de pré-candidatos de seu partido. “Acho fundamental a fiscalização, mas desconheço a divulgação de qualquer nome que possa causar problema ao PSB”, disse.

Nenhum comentário: