quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lojistas temem perdas com fim do desconto do IPI

Sábado é o último dia para quem quer comprar um eletrodoméstico da linha branca mais barato. Motivo: a medida anunciada pelo governo federal de isenção e redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) terminará. O anúncio foi feito em dezembro de 2011 e passou por uma prorrogação de mais três meses em março.

Empresários do setor, contudo, esperam que o Governo recue e mantenha a medida por mais tempo. Isso porque, avaliam, seria a única forma de evitar que as vendas piorem num momento em que se busca manter a economia aquecida.

Conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Freitas Cordeiro, mesmo com a redução do IPI, o comércio não vive um bom momento, se comparado a 2011 e 2010. “Tínhamos um desempenho de 10% de incremento nas vendas, agora ficamos com resultados de 5%. Foi o próprio esgotamento, os bancos restringiram o crédito por conta da inadimplência dos clientes”, explica.

Ainda assim, Freitas acredita numa nova prorrogação do incentivo por parte do governo - o ideal, na opinião dele, é de mais 12 meses. O presidente da CDL também aposta na melhora dos resultados no segundo semestre, com o recebimento do 13º para cargos públicos.

jornal O Povo

Nenhum comentário: