quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Estácio FMJ contribui com redução do déficit de médicos no Estado



Uma cerimônia com mais de 60 formandos marcou a Colação de Grau da 21ª turma do curso de Medicina da Estácio FMJ, no Centro de Convenções do Cariri, em Juazeiro do Norte, dia 29 de julho. Cerca de mil alunos já foram formados pela instituição no Cariri, desde que foi iniciado o curso, no ano 2000. A solenidade contou com a presença de autoridades, docentes, direção da Estácio FMJ e convidados, além dos recém-formados. A turma recebeu o nome, acolhido pelos alunos da turma, do senador Eunício Oliveira, que esteve presente na colação.

Bastante prestigiados por familiares e amigos, cada um dos alunos recebeu o grau do diretor da Estácio FMJ, professor Aderaldo Gomes. Ele presidiu a solenidade e parabenizou a turma, além de recomendar o cumprimento ético da profissão, dentro dos princípios que regem a atividade. Os bacharéis em Medicina foram saudados pelo senador Eunício Oliveira. O político destacou o pioneirismo da Estácio FMJ no Estado, por ter sido a primeira no ensino privado no interior, além de trazer mais médicos para atender a sociedade da região.

Ele ressaltou a necessidade maior no número de formados para atender ao mercado, ainda carente de profissionais, e citou o Ceará, um dos estados mais deficitários do Nordeste em quantidade de médicos. Atualmente há 1,26 médicos para cada mil habitantes; são 11 mil médicos no Estado. O Ceará fica à frente apenas do Maranhão e Piauí, conforme o senador.

A oradora da turma, a formanda Ada Maria Farias Sousa Borges, ressaltou a formação humana dos profissionais, o sentido ético da profissão, e os desafios que virão pela frente. Além disso, ressaltou toda trajetória de formação para chegar até a conclusão do curso. A M21 teve como paraninfo o professor Francisco Humberto de Menezes Bezerra. A Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte atende a uma demanda de alunos de vários estados do Brasil, principalmente do Nordeste, e, em sua maioria, do Estado do Ceará. Muitos desses médicos atuam em países da Europa e Estados Unidos.

Nenhum comentário: