Conseguir tempo para tudo o que queremos fazer é, na atual conjuntura, um dos maiores desafios para quem quer ser bem-sucedido no mundo dos negócios. O tempo parece escorrer-nos por entre os dedos, fazendo com que nunca tenhamos oportunidade para executarmos tudo aquilo que almejamos, sempre acumulando tarefas para o dia seguinte. Todos nós já ouvimos a reclamação de que não há horas suficientes em um dia para fazer tudo que a gente precisa fazer, não é mesmo?
E com isso surge aquele efeito bola de neve, onde acumula-se uma tarefa para o dia seguinte, depois para o outro, e assim por diante, até que chegamos a um estágio no qual não temos mais como concentrar-nos apenas no essencial e acabamos por deixar muito trabalho acumulado por fazer.
Você pode estar pensando: Puxa, não vou conseguir nunca! Calma, não se desespere! Algumas poucas habilidades básicas de organização e administração de tempo você tem sim. Leia as dicas de como organizar o seu tempo sabiamente para conseguir fazer mais coisas com o tempo que você tem e, lógico, tente coloca-las em prática. Acredito que trarão muitos benefícios!
Liste todas as atividades e faça uma faxina do que pode ser dispensado. Mensure quantas horas você gasta para executar suas atividades do cotidiano, até mesmo as coisas pequenas como alimentação e deslocamento. Cada hora do seu dia conta.
Defina as atividades que precisam ser executadas no dia e ordene a sequência de execução. Entenda que seu tempo é um recurso escasso, você só tem 24 horas por dia e sete dias por semana.
Não acumule funções que não sejam diretamente ligadas ao que é importante. Administre o seu tempo de maneira inteligente, planejando e executando primeiramente as tarefas mais importantes, ou que devem ser feitas primeiro. Destaque isso no seu “timesheet”, realçando com uma cor especial ou com um “post-it”. Organize as tarefas prioritárias primeiro, para te dar tempo suficiente para completá-las e só depois ocupar-se com as que não tem tanta prioridade assim.
Avalie o que pode ser delegado, ou seja, realizado por outras pessoas, integral ou parcialmente. Nessa etapa da “limpeza” das suas tarefas é preciso avaliar o que poderia ser realizado por outras pessoas, integralmente ou parcialmente. Peça para alguém ajudar e delegue tarefas menores, caso julgue necessário. Isso irá beneficiar o seu cronograma geral, se você engolir seu orgulho e pedir a alguém para fazer algumas pequenas tarefas em um dia movimentado da semana.
Adquira o hábito de fixar prazos para as tarefas. Poupe tempo, não demore fazendo as coisas. Se tem dificuldade em terminar as tarefas com rapidez marque a hora no relógio, ponha limite ao tempo de suas tarefas. Não se distraia com coisas sem importância que lhe roubam seu tempo. Mesmo assistindo televisão você pode fazer algo, como revisar papeis ou revisar seu e-mail.
Boa organização!
Fontes:
http://www.escolafreelancer.com/7-dicas-para-aprender-a-organizar-o-seu-dia-de-forma-eficiente/
http://pt.wikihow.com/Organizar-o-seu-Tempo-de-Maneira-S%C3%A1bia
http://posgraduando.com/como-organizar-seu-tempo-de-forma-eficiente/
http://www.sbcoaching.com.br/blog/atinja-objetivos/5-passos-para-organizar-seu-tempo/
http://taniarubim.com/10-conselhos-para-organizar-seu-dia-e-administrar-seu-tempo.html
http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/materias/ver/520/
Texto de Giorgio Leonel
Equipe Ideiando
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