segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Procura-se um sindicato em Juazeiro do Norte




Os trabalhadores da educação em Juazeiro do Norte estão mesmo precisando de um sindicato atuante, que encampe a luta desses trabalhadores e que fique ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras.

Um sindicato de luta, que debata com os trabalhadores o que está acontecendo e que denuncie os desmandos para a sociedade. Pode ser pela imprensa, com um jornalzinho bem feito, na internet, num site do sindicato. Há muitos espaços para se escrever sobre a luta dos trabalhadores.

Fui dirigente sindical bancário e sei como os trabalhadores precisam de um sindicato independente e forte.

Dito isto, vou agora contar uma história que aconteceu na última sexta-feira, 19. Procurei o pessoal do sindicato dos servidores de Juazeiro do Norte para falar sobre a situação da educação em Juazeiro, queria um diretor do sindicato no nosso Jornal Progresso 2ª edição para falar quais ações o sindicato vai tomar , por exemplo, com relação ao corte do salário dos professores contratados no mês de julho deste ano.

Tentei até que finalmente consegui falar com Maria Rodrigues. Ela é presidente do Conselho do Fundeb de Juazeiro e membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro do Norte.

Ninguém melhor do que ela para explicar a situação dos professores municipais de Juazeiro sob a ótica dos trabalhadores.

Na ligação que fiz ao celular dela fui logo atendido. Me apresentei e fiz o convite.

Mas, para minha surpresa a resposta dela foi que "não temos interesse em debater esse assunto pois tudo já foi discutido".

Uma resposta para mim, estranha e no mínimo suspeita.

Mesmo que o sindicato e essa dirigente sindical tivesse terminado de dar uma entrevista numa emissora e outra chamasse já significaria que o debate terminou?

Por isso, fiquei com algumas perguntas na cabeça:

Quais instâncias o sindicato vem debatendo isso com os professores que tiveram seus salários descontados na íntegra?

O sindicato já procurou os professores para defendê-los?

Quais medidas judiciais o sindicato tomou?

Quais medidas foram denunciadas pelo sindicato? em quais canais de rádio, tv ou internet?

O sindicato soltou alguma nota condenando a atitude do prefeito e do secretário de educação?

O sindicato já colocou seus advogados junto com os professores que tiveram seus salários descontados e foi à Justiça?

O sindicato tem todo o direito de responder minhas perguntas.

Ainda há vaga para o bom senso e a luta dos educadores de Juazeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha mãe é professor temporário no município a mais de cinco anos. E eu vejo o quanto é sofrido para os temporários. Que só recebem seus salários referentes aos dias que trabalham, exemplo se as aulas começarem dia 15 de março só receberão por esses dias e ainda só recebem junto com o do mês de abril que é pago em maio. O temporário não tem direito a décimo terceiro,nem férias,e no mês de julho os contratos são cancelados e no mês de agosto são reativados. O sindicato nunca tomou,nem toma partido dos professores temporários, nunca fez nada por eles, nem luta por qualquer melhoria que seja para essa classe. Mas descontam a taxa de pagamento do sindicato como já vi no mês de referência para isso ser cobrado do salário da minha mãe.Por isso que fazem o que querem, sem se preocuparem com os compromissos que todos os trabalhadores tem. Pois como não tem apoio, os temporários não vão de encontro pelo simples fato de correrem o risco de serem demitidos, e além do mais tem trabalhadores que sobrevivem apenas dessa renda. Uma pena uma classe ser excluída e prejudicada inúmeras vezes e não ter nenhum representante.