sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Professores do estado ocupam CREDE 19 em Juazeiro do Norte

Os professores da Rede Estadual de Ensino em Juazeiro do Norte tomaram a sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-19). A ocupação ocorreu na manhã desta sexta-feira (12) e deve se estender por todo o dia com atividades, debates e encaminhamentos. Os professores dizem que se sentam traídos pela ação do governo em não conceder reajuste salarial. Essa traição envolve também o sindicato que representa a categoria.

Conforme os professores, ele foram vitimas de um golpe articulado pelo Governo do Estado e referendado pela diretoria da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oꀀciais de Ensino do Ceará (APEOC). “O governador enviou um mini ônibus cheio de gente que tem cargo comissionado para tentar finalizar a greve. Mesmo assim a votação foi pela permanência da paralisação, mas a diretoria atropelou a base e suspendeu a greve”, conta o professor da rede estadual, Edson Xavier.

Para o representante da APEOC em Juazeiro do Norte, professor Bartolomeu Leandro, essa fala se deve a uma disputa interna entre dois grupos do sindicato. Conforme conta essa polarização faz com que uma parte demonize a outra e se posicione como vitima para tentar obter razão sobre a opinião pública.

Apesar disso, o Prof. Bartolomeu diz acreditar que o governo vai de encontro as leis estabelecidas pela própria constituição que determina a reposição salarial equivalente a inflação do ano anterior. Ele diz acreditar que a descentralização da direção da APEOC poderia ser um
método para tornar mais salutar o debate entre os membros de cada região da categoria no Estado.

- Site Miséria

Nenhum comentário: