terça-feira, 23 de agosto de 2016

UFCA abre curso de especialização e cria primeiro núcleo de Permacultura do Ceará

O reitor Pro tempore da Universidade Federal do Cariri, Ricardo Ness, os Pró-reitores de Cultura, Eduardo Vivian, de Extensão, Claudia Marco, e a coordenadora do curso de especialização em Permacultura, Fanka Santos, reuniram-se na tarde desta quinta, 18, às 14 horas, no campus de Juazeiro, com o Secretário Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Arthur Bruno. Eles discutiram a criação do primeiro núcleo de permacultura do Ceará a partir do curso de especialização da UFCA.

A ideia é levar a especialização em permacultura para dentro das comunidades, visando a preservação dos ecossistemas e a prática de relações sustentáveis com o meio ambiente. Para tanto, Arthur Bruno afirmou que a SEMA irá conceder um lugar para a permacultura. “Pensamos em tornar o Sítio Fundão, um local de práticas e energias renováveis, um local da permacultura”, acrescentou.

Segundo Arthur, a UFCA torna-se protagonista ao implantar o curso de permacultura na “região do Cariri, fundamental para o desenvolvimento do Ceará devido a sua rica cultura, comércio e a biodiversidade”, pontuou. Arthur ainda destacou a importância da parceria entre universidade e governo. “Entendemos que a academia e governo devem trabalhar juntas para fortalecer políticas públicas”, ressaltou.

A solenidade de abertura da especialização em Permacultura aconteceu, às 16 horas, no auditório do Campus de Juazeiro. O Coral da UFCA, formado por estudantes do Curso de Música e membros da comunidade externa, cantaram músicas de Tim Maia e Dorival Caimmy, sendo aplaudido de pé por uma plateia formada por estudantes e professores.

O professor Eduardo Vivian destacou a procura e envolvimento das pessoas oriundas de outras cidades para participarem do curso. Ele pontuou também a colaboração do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IISCA) na implantação do curso. Eduardo enfatizou o apoio dado pelo reitor Ricardo Ness para a viabilização da especialização.

A Pró-Reitora de Extensão da UFCA, professora Cláudia Araujo Marco, pontuou que esse projeto abrirá as portas para outras iniciativas que seguem linhas de atuação parecidas com as da Permacultura.

Representando o Banco do Nordeste, empresa parceira na viabilização do curso, Gildomar Marinho, classificou a prática da Permacultura como “um discurso de oposição política, que vai de encontro às plantações de cana, por exemplo, que inutilizam o solo após o uso”. Gilmar parabenizou os idealizadores pela valentia ao tocar o projeto e destacou como desafio futuro “a criação de um conhecimento que seja além do técnico, estendendo-se para a vida”.

Nenhum comentário: