terça-feira, 23 de agosto de 2016

Escola de Saberes resguardará culturas ancestrais da região do Cariri

O pró-reitor de Cultura da Universidade Federal do Cariri, Eduardo Vivian da Cunha, se reuniu quarta, 17, com o cineasta cearense, Rosemberg Cariry, para planejamento e instalação da Escola de Saberes. Participaram da reunião membros da Procult e a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Maria Juraci Maia. A ideia é a preservação dos saberes tradicionais que, no mundo contemporâneo, com a globalização,estão desaparecendo. O centro reunirá na Casa da Câmara e Cadeia, atual Palácio Três de Outubro, em Barbalha, cursos, oficinas, festivais de cinema e das manifestações culturais do Cariri. Além disso, contará com uma biblioteca com 20 mil volumes dedicada a história e cultura do Nordeste e um centro de memória audiovisual.

Rosemberg conta que é uma é uma concepção antiga, pois toda nossa herança ibérica, africana e indígena está sendo apagada. O projeto vem sendo desenvolvido através de várias parcerias, cooperações de instituições e pessoas. O pró-reitor de Cultura, Eduardo da Cunha, afirmou que a UFCA está aberta a apoiar o projeto. Algumas iniciativas já foram planejadas – como um festival de coco e emboladas – que deverá ocorrer em novembro, durante inauguração da escola. A UFCA deverá também cooperar com a realização do festival de cinema.

“O Cariri é uma região privilegiada para a realização desse projeto, afirma o cineasta. Ele lamenta que todo um processo civilizatório tão rico, tradições milenares, estejam se perdendo. Serão realizado, dentro de um calendário anual, uma série de cursos e oficinas de rabecas, reisados, plantas medicinais, artesanato, lapinhas e outras tradições hoje perdidas, algumas sobrevivendo em terreiros mantidos por teimosos mestres da cultura popular.

Outro objetivo da Escola de Saberes é a realização de festivais de coco e embolada, cinema, literatura e trovadores e cantadores anualmente. Rosemberg Cariry ressaltou que a cooperação da Universidade Federal do Cariri é de fundamental importância, uma instituição que já desenvolve trabalhos interessantíssimos com a cultura popular, com as dinâmicas culturais das comunidades.

A professora Juraci Maia, também engajada no projeto, lembra que os saberes populares alimentam a ciência. Fez um paralelo com o Iluminismo que jamais teria surgido apenas da cabeça genial de alguns intelectuais, mas sim através do contato com os bárbaros, povos primitivos, guardiões de saberes ancestrais. Disse que parte da historiografia está revistando e redefinindo esses movimentos, saberes populares que darão suporte para a ciência moderna. “O cientificismo parece coisa hermética, fechada, intelectualizada, mas só foi possível com o intercâmbio cultural com os diversos selvagens, primitivos, através de seus saberes. Uma releitura da história da modernidade está sendo feita a partir dessa concepção”, disse. Por isso a importância do elo entre a Universidade Federal do Cariri e a Escola de Saberes.

Foto: Prefeitura de Barbalha

Nenhum comentário: