terça-feira, 3 de junho de 2008

PERSPECTIVAS DO MUNDO E DO BRASIL

Recebi estas duas mensagens(abaixo) com avaliações d euma consultoria sobr eo Brasl e o a seprspectivas apr ao século XXI. VAle a pena dar uma lida.

De acordo com o professor de Relações Internacionais da Trevisan Escola de Negócios,
José Alexandre Hage, desde a década de 1990 há sinais que indicam a progressiva diminuição de gelo no Pólo Norte, no Ártico, região considerada economicamente secundária pelos grandes investidores internacionais pela grande dificuldade de compensações aos seus investimentos. “Houve quem indicasse ser positiva a liberação de terras sob o gelo, pois isso possibilitaria aumentar culturas importantes para a alimentação. Contudo, a atualidade indica também ser irreversível o degelo na região, bem como a possibilidade alta de ocorrer conflitos políticos em virtude de riquezas ainda sem estimativas no Pólo Norte. Ignorada durante muito tempo pelas potências, a área em questão pode suscitar controvérsias e disputas, dentre outros fatores, petróleo e gás natural, elementos altamente importantes para a riqueza e desenvolvimento nacionais dos Estados Unidos, Rússia e outros. Certamente, o degelo do Pólo Norte poderá inaugurar novo rol de conflitos no século XXI”.

Aumento da Selic é fato. “Resta saber qual será o montante do aperto monetário”, diz professor da Trevisan.

O professor da Trevisan Escola de Negócios e Consultor do Núcleo de Negócios Internacionais da Trevisan Consultoria, Pedro Raffy Vartanian, acredita que em sua próxima reunião, o COPOM optará pela elevação da Taxa Selic, devido ao cenário de pressão nos preços. “A elevação da Selic é fato. No entanto, ainda restam dúvidas sobre o grau do aperto monetário.” De acordo com Vartanian, o aumento será de, no mínimo, de 0,5%. “Mas, certamente, os membros deverão discutir a possibilidade de até 1,0 p.p, pois o cenário inflacionário vem se deteriorando.”

Nenhum comentário: