CÂMERA DE SEGURANÇA FLAGRA EXPLOSÃO DE HOMEM-BOMBA EM HOTEL NA INDONÉSIA
Uma TV local exibiu um vídeo gravado por uma câmara de segurança e que mostra o momento de um dos ataques suicidas que deixaram nove mortos em hotéis de luxo em Jacarta, capital da Indonésia. A filmagem mostra o momento em que um homem-bomba entra no hotel Ritz-Carlton e detona os explosivos. O chefe da polícia nacional indonésia, disse que outros suspeitos dos ataques estão sendo procurados. Legistas também estão analisando os corpos dos homens-bomba e de quatro das vítimas.
MUNDO PREPARA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE MANDELA
A África do Sul e o mundo preparam-se para celebrar, hoje (18), os 91 anos do ex-presidente sul-africano e ex-líder anti-apartheid Nelson Mandela. Um grande show no Madison Square Garden, em Nova York, vai homenagear Mandela. Estão confirmadas as participações de Aretha Franklin, Queen Latifah, Cyndi Lauper, do Coral Gospel de Soweto e da primeira-dama da França, Carla Bruni. Mandela ficou conhecido no mundo por sua luta contra a discriminação racial na África do Sul. Foi eleito democraticamente o primeiro presidente negro da história daquele país.
INFLAÇÃO PERDE FORÇA EM 3 CAPITAIS BRASILEIRAS
A inflação perdeu força em três das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na passagem da primeira para a segunda semana de julho. A maior aceleração, foi verificada no Recife, onde o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) passou para 0,47%. A inflação também teve alta em São Paulo. As maiores taxas, no entanto, foram registradas em Belo Horizonte e Salvador, com 0,50%. Na capital mineira, a taxa é igual à registrada na semana anterior. Já na cidade baiana, houve alta de 0,09 ponto percentual. Na ponta contrária, a maior desaceleração do IPC-S foi verificada no Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.
LEITE E ALUGUEL SÃO OS VILÕES DO AUMENTO DE DESPESAS NO BRASIL
O segundo semestre do ano começou pesando mais no bolso dos brasileiros. Após três semanas de queda, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) voltou a subir na primeira semana de julho, passando de 0,12% para 0,31%. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), os principais “vilões” da inflação no período foram o leite longa vida, que ficou 11,41% mais caro, a abobrinha, que subiu 64,3%, e o aluguel residencial, com alta de 0,57%. Com essas altas, a principal contribuição para a elevação da taxa do IPC-S veio dos alimentos, que subiram, em média, 0,73%, após uma alta de 0,12% na semana anterior.
RECEITA FEDERAL ABRE CONSULTAS A LOTE RESIDUAL DO IR 2006
A Receita Federal informou nesta sexta-feira (17) que já estão abertas as consultas a um novo lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Neste caso, o lote contempla contribuintes que caíram na malha fina do fisco em 2006, referentes ao ano-calendário 2005. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet, ou ligar para o telefone 146. As restituições poderão ser sacadas a partir de 24 de julho.
SENADO DEVE EXONERAR CERCA DE 200 SERVIDORES NOMEADOS POR ATOS SECRETOS
O Senado identificou cerca de 200 servidores que foram nomeados por meio de atos secretos da gestão do ex-diretor-geral Agaciel Maia. Segundo o advogado-geral da Casa, Luis Fernando Bandeira de Melo, a lista dos funcionários que serão exonerados já está pronta e depende apenas de uma última análise da Diretoria Geral. Até a última quarta-feira (15), o trabalho de pesquisa da Diretoria Geral sobre os 663 atos secretos havia identificado 411 medidas secretas que determinaram exonerações ou nomeações de servidores. A dificuldade dos técnicos em concluir o levantamento estaria na classificação desses atos.
SENADOR CRITICADO POR CHAMAR OPINIÃO PÚBLICA DE VOLÚVEL
Um dia após o presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), ter dito que “a opinião pública é muito volúvel”, senadores de oposição condenaram as declarações do colega. Duque admitiu, na última quinta-feira que não tem preocupação com a repercussão de suas decisões no comando do colegiado que deve julgar três denúncias contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a declaração do presidente do Conselho de Ética “é uma das maiores vergonhas que essa Casa já sofreu”. O pedetista também afirmou que o “o conselho é uma farsa”.
SARNEY DESABAFA NO ÚLTIMO DIA DE SESSÃO ANTES DO RECESSO DO SENADO
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fez um discurso de desabafo nesta sexta-feira (17), último dia de sessões da Casa, antes do recesso parlamentar. “Contra as injustiças, só o silêncio, a paciência e o tempo”, declarou Sarney, de sua cadeira da presidência no plenário da Casa. O presidente fez um balanço do semestre e apresentou um relatório de atividades realizadas no período. Os demais parlamentares que acompanham a sessão manifestaram solidariedade a Sarney.
fonte: Globo e Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário