quarta-feira, 15 de julho de 2009

Notícias pelo Brasil e o mundo




EM TRIBUNAL DE GUERRA, EX-PRESIDENTE DA LIBÉRIA NEGA CRIMES O ex-presidente da Libéria Charles Taylor se pronunciou em sua própria defesa no Tribunal de Crimes de Guerra de Haia (Holanda) e disse que o processo contra ele foi construído sob mentiras e falta de informação. Taylor é acusado de 11 assassinatos, tortura, estupro, escravidão sexual, usar crianças como soldados e espalhar o terror durante a guerra civil de Serra Leoa no perído de 1991 a 2002. Taylor é a primeira testemunha do processo no Tribunal Especial para Serra Leoa montado pela ONU. Cerca de 500 mil pessoas foram vítimas de matança, mutuilação sistemática e outras atrocidades na guerra civil de Serra Leoa. Os piores crimes foram cometidos por gangues de crianças soldados, que recebiam drogas para agir.

PLANO SECRETO PARA MATAR TERRORISTAS É INVESTIGADO PELO CONGRESSO DOS EUA
O comitê de inteligência do Congresso dos Estados Unidos solicitou que a CIA forneça documentos sobre um programa secreto para assassinar líderes da al-Qaeda. A medida faz parte de um projeto para revelar todas as operações da agência de inteligência do país que não foram comunicadas aos legisladores a pedido do governo de George W. Bush. O programa, que faria os terroristas de alvos de grupos de elite, já foi cancelado, segundo o diretor da CIA, Leon Panetta. O diretor, indicado pela nova administração do país, informou ao Congresso da interrupção, e revelou que o ex-vice-presidente Dick Cheney havia pedido que os detalhes não fossem revelados aos deputados norte-americanos.

PREÇO DO ÁLCOOL ESTÁ COMPETITIVO EM 19 ESTADOS BRASILEIROS
O preço do álcool combustível (etanol) está competitivo no tanque dos carros flex fuel em 19 estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) referentes à semana terminada na última sexta-feira (10). A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina. A gasolina segue vantajosa em seis estados brasileiros. No Rio Grande do Norte e em Rondônia é indiferente o uso do etanol ou da gasolina pelo consumidor. O preço médio do álcool caiu nos postos de 14 estados e subiu em outros 13.

PETROBRAS DIZ ESTAR EM MOMENTO DELICADOA Petrobras divulgou nesta terça-feira (14) carta que o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, enviou aos funcionários informando-os sobre a instalação no Senado da CPI que investigará a empresa, realizada nesta terça. No comunicado, assinado pelo próprio Gabrielli, o executivo descreve o momento atual como "delicado" para a companhia. "Talvez, a sua maior crise. Além disso, a empresa diz haver informado aos parlamentares a disposição "máxima" da empresa em colaborar com as investigações e destaca ainda a "tranquilidade" da companhia em relação aos temas que estão apresentados no requerimento para a constituição da CPI.

LULA QUER AUMENTO REAL PARA APOSENTADOSO presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o governo está negociando com as centrais sindicais a concessão, em janeiro de 2010, de um aumento real para os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo. Se concretizada, será a primeira vez, no governo Lula, que os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de renda mais elevada terão um reajuste real em seus benefícios, justamente em um ano eleitoral.

SENADORES ELEGEM PRESIDENTE E RELATOR DA CPI DA PETROBRAS Os integrantes da CPI da Petrobras elegeram o senador João Pedro (PT-AM), como presidente, e Marcelo Crivella (PRB-RJ), como vice-presidente da comissão que vai investigar irregularidades na estatal petrolífera. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi indicado para ser o relator dos trabalhos. Por ser o parlamentar o mais velho da comissão, o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) teve a missão de comandar a sessão de instalação da CPI. Falando em nome dos partidos da minoria, o senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) apresentou o colega Álvaro Dias (PSDB-PR) como candidato à presidência da comissão pelo bloco oposicionista. A base governista indicou João Pedro para presidente e Crivella para vice-presidente.

SENADORES PEDEM AFASTAMENTO DE JOSÉ SARNEY

O surgimento de sucessivas denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), levou o senador Pedro Simon (RS) a defender a renúncia do colega do comando da Casa na sessão de ontem. As declarações de Simon foram realizadas durante pronunciamento em que o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), anunciava a apresentação de uma nova representação por quebra de decoro contra o presidente da Casa. Favorável ao afastamento de Sarney, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi além e argumentou que a evolução das denúncias poderia levar a um processo de cassação contra Sarney.

PSOL PEDE A CASSAÇÃO DA GOVERNADORA DO RIO GRANDE DO SUL

O PSOL gaúcho encaminhou à Justiça um pedido de bloqueio dos bens e das contas da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), de seu marido, Carlos Crusius, e do ex-secretário-geral de Governo Delson Martini. O pedido deve ser analisado até o final desta semana. Entre outras denúncias, a governadora é suspeita de desviar verbas públicas, fazer caixa dois em sua campanha e comprar com esse dinheiro uma casa em um bairro nobre de Porto Alegre. O PSOL encaminhou o pedido na última quinta-feira mas ele só foi recebido pela Justiça Federal de Santa Maria no dia seguinte.


fonte: Globo e Folha

Nenhum comentário: