terça-feira, 21 de julho de 2009

Uma crítica à topics que atuam no Crajubar

Amigos leitores, a carta abaixo foi enviada por um leitor deste blog indignado com a forma como os topiqueiros vem trabalhando na região. O episódio mostra desorganziação e falta de profissionalismo. Medidas devem ser tomadas, ou deveriam.



Escrevo indignado com a estrutura social da cidade do Crato. Passei por uma situação extremamente constrangedora e não sei a quem recorrer. Os habitantes da região do cariri (especificamente Juazeiro e Crato) conhecem uma estrutura alternativa de transportes chamada popularmente de TOPIC’S. Ontem insisti, mais uma vez em fazer uso destes serviços. Estava no Cariri Shopping e antes de entrar no carro perguntei se a rota era direto para a ExpoCrato ou se iriam pelo centro, como eu disse que só iria se fosse pelo centro eles responderam que iriam pelo centro (obviamente, eles sempre são canalhas a este ponto de responder o que o cliente quer). No meio do caminho ele mudou a rota, falei que não ia por lá, mas de forma surpreendente ele mandou-me pegar um ônibus, retruquei informando-o que caso eu estivesse do lado de fora essa afirmativa jamais sairia de seu boca. O cobrador começou a me atacar dizendo que não tinha prometido que horas eu chegaria, mas que iria primeiro pela ExpoCrato, para depois ir me deixar no ponto que eu desejava (para quem conhece a cidade eu queria descer no Hospital Dr. Raimundo, provavelmente ele iria dar a volta, pegar mais passageiros na Praça Cristo Reis e depois de uma longa espera “até lotar” ele me deixariam no ponto desejado).

Pedi pra ele parar o carro e mesmo assim o motorista continuou andando, quando várias pessoas sentiram a mesma dor que eu começaram a falar o motorista parou, desci, paguei a passagem (já estava extremamente insatisfeito) e o cobrador não parava de responder as minhas palavras de indignação, até que ele mandou-me “arrumar o que fazer”... Falei que denunciaria e no auge da impunidade conhecida por todos da cidade o cobrador enfrentou-me e mandou-me ir mesmo anunciando que seu nome era Eduardo (não tenho certeza deste nome porque não posso confiar nas palavras de profissionais irresponsáveis como este) estavam em um carro cuja placa termina em 0645 e tinha a faixa da Cooperativa pintada no lado.

Sou funcionário público, educador, e enfim “arrumei o que fazer”, comecei a procurar contato com a Cooperativa e não encontrei a sede ou representante. Desta forma solicito a população do Crato para cuidar dos seus direitos, no momento que entramos em carros com cobradores como esse (e outros que assim também se posicionam) estamos sujeitos a todo tipo de mentira, destrato e falta de segurança (percebamos o número de acidente com carros de transporte alternativo). O ideal seria que parássemos de usar esses serviços, porém solicito que comecemos a fazer certas exigências junto às Cooperativas e proponho também que, para sermos ouvidos, paremos uma ou duas semanas de andar nestes carros. Façamos greve falando: “Não! Eu não ando de TOPIC!”.
Uma semana sem faturar o que eles recebem, uma semana sem falarem mal com o passageiro, uma semana de envolvimento social. Apenas uma semana poderá mudar esta realidade. Temos duas linhas de ônibus que estão definhando por conta destes transportes alternativos, por culpa nossa. Envio este documento para que possamos refletir sobre o nosso deslocamento intermunicipal dentro do cariri.


Por Adamo Xenofonte
Professor Coordenador do Laboratório Educativo de Informática
Escola SESI - Hermenegildo de Brito Firmeza
blog: quartodereboco.blogspot.com

Nenhum comentário: