segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Documentário revela quem estava por trás e quem se beneficiou com o golpe militar no Brasil

O Núcleo de Preservação da Memória Política e a TVT (Televisão dos Trabalhadores) disponibilizam na Internet o documentário "1964 - Um golpe contra o Brasil”. O filme, uma produção conjunta dessa parceria, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, foi dirigido pelo jornalista Alípio Freire e vem tendo boa repercussão entre organizações da sociedade civil, escolas, cursinhos pré-universitários e universidades. O filme está publicado no Youtube em duas versões: completa e dividida em 10 capítulos - para facilitar a utilização por professores e organizações interessadas em debaterem os motivos que levaram ao golpe de Estado, em 1964, quem esteve por trás dele, quem se beneficiou com isso e as consequências para o país.

O diretor, o baiano Alípio Freire, foi preso político entre 1969 e 1974, tendo passado pelas mãos dos militares da Operação Bandeirantes (Oban) e do Departamento de Ordem Política e Social (Dops). A experiência de quem viveu na pele os anos de chumbo contribuíram para que Freire produzisse o documentário.

O filme é construído, principalmente, a partir dos depoimentos de militantes que atuaram contra a ditadura militar. Almino Affonso, à época deputado federal e ministro do Trabalho do governo do presidente João Gouçart (Jango), Rafael Martinelli, dirigente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), a socióloga Maria Victoria Benevides, o médico Reinaldo Murano, o então presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Aldo Arantes, e o coordenador nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stédile, estão entre os personagens ouvidos.

O documentário aborda ainda a atuação estadunidense em favor dos golpistas e as tentativas anteriores, frustradas, de derrubar o presidente Jânio Quadros. Para Alípio Freire, o filme é importante para que "os estudantes, trabalhadores e trabalhadoras mais jovens possam conhecer melhor nossa história e formarem sua própria opinião”.

O primeiro longa metragem do diretor traz, além das entrevistas com 22 protagonistas dessa história, fotos e vídeos sobre o que ocorreu entre a campanha de Jânio Quadros para presidente, em 1960, e a posse do marechal Castelo Branco, em 15 de abril de 1964.

Site da Adital
www.adital.com.br

Nenhum comentário: