sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Raimundo Gomes de Matos e a Zona Franca do Nordeste Brasileiro


O deputado Raimundo Matos é autor da emenda constitucional n° 02- Proposta de emenda constitucional n° 19-A/2011 que inclui a região metropolitana do cariri no projeto de criação da zona franca do semiárido nordestino.
O projeto de Raimundo Gomes de matos amplia para 150 KM a circunferência territorial da zona franca do semiárido nordestino, espaço onde as indústrias que vierem a ser instaladas terão isenção de impostos para fabricar, comercializar e expor  seus produtos à exemplo da zona franca de Manaus.

O DEPUTADO RAIMUNDO MATOS EXPLICA
O MOTIVO DA ZONA FRANCA NO CARIRI

O Cariri cearense hoje é um centro de influência educacional, cultural, econômica e administrativa contando com a presença de vários órgãos de nível estadual e federal.

O extenso lençol freático e os avanços na industria, turismo, agricultura, educação superior e técnico, fortalecem a cada ano a sua economia.

Na região metropolitana do cariri vivem cerca de 565 mil habitantes. Nela é ofertado ensino, pesquisa e extensão por entidades como UFCA, IFCE, URCA Instituto centro de ensino tecnológico de Juazeiro do Norte.

Dois projetos estruturantes fortalecem a proposta do deputado Raimundo Matos: a ferrovia transnordestina que ligará o cariri aos portos do Pecém no CE e de Suape em PE; e a transposição das águas do rio são Francisco que irá garantir o abastecimento perene à população e às atividades produtivas.

OS MUNICÍPIOS
Pereiro, Icó, Orós, Jaguaribe, Iguatu, Cedro, Várzea Alegre, Lavras da mangabeira,Umari,Baixio,Ipaumirim,Aurora,Granjeiro,Caririaçú,Barro,Milagres,Mauriti,Missão Velha, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Abaiara, Brejo Santo, Porteiras, Jati e Farias brito.


O QUE É UMA ZONA FRANCA?

É uma área de livre comércio para a produção, comercialização e exportação que recebe incentivos fiscais, de tal forma que possa atrair empresas e empreendimentos, gerando emprego e renda.
O Brasil só possui uma zona franca. É a ZONA FRANCA DE MANAUS que hoje gera milhares de empregos diretos e indiretos e  atrai centenas de indústrias melhorando o PIB (Produto Interno Bruto) da região.

 RAIMUNDO GOMES DE MATOS

Raimundo Gomes de matos é médico e parlamentar atuante nas lutas sociais. Foi autor da emenda constitucional que assegurou o piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias. As áreas de saúde, educação, assistência social, agricultura e segurança têm sido priorizadas no seu mandato. É presidente da frente parlamentar da defesa da assistência social e da frente parlamentar em defesa dos agentes municipais de transito. Participa ainda de outras frentes importantes, dentre elas: a de agricultura, saúde e educação. Defensor no congresso nacional das obras estruturantes para o nordeste ( transposição das águas do rio são Francisco e ferrovia transnordestina) . luta pelo fortalecimento da SUDENE e do DNOCS.
É autor da emenda que estabelece a implantação da ZONA FRANCA DA REGIÃO DO CARIRI e da emenda constitucional que inclui a água como direito social.

Nenhum comentário: