A realização do pleito neste domingo traz uma novidade para os eleitores de sete municípios cearenses, incluindo três dos dez maiores colégios eleitorais do Estado. Juazeiro do Norte, Sobral, Crateús, Alcântaras, Forquilha, Ipaporanga e Aquiraz adotam, pela primeira vez, a votação por meio do sistema biométrico, em que é feita a identificação do eleitor por meio da impressão digital.
O processo de recadastramento biométrico no Ceará teve início em 2009 apenas para os eleitores do município de Eusébio, quando passaram pelo procedimento aproximadamente 21 mil eleitores na época. Nas eleições de 2010 e 2012, o eleitorado deste município já teve que colocar a digital no microterminal da urna eletrônica para participar da votação.
Assim, a eleição biométrica que ocorre hoje vai mobilizar 426,3 mil eleitores espalhados pelos oito municípios do Estado em que houve o recadastramento. De acordo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), somente Juazeiro do Norte concentra 147,7 mil pessoas aptas a votar, Sobral tem 120,5 mil eleitores, Crateús conta com 49,5 mil, Aquiraz é formada por 44,7 mil, Eusébio tem 32,7 mil, Forquilha tem 15,4 mil, Alcântaras é representado por 7,8 mil e Ipaporanga concentra 7,7 mil eleitores.
Para atender eleitores dos municípios com votação biométrica, o TRE disponibiliza 1.450 urnas eletrônicas, sendo que 247 serão destinadas ao eleitorado de Aquiraz e Eusébio, 491 para Sobral, Alcântaras e Forquilha, 501 destinadas às seções espalhadas por Juazeiro do Norte e 211 para Crateús e Ipaporanga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário