quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Grupo de ballet com crianças é atração no distrito de Ponta da serra em Crato

Um grupo de ballet formado por crianças e  adolescentes entre 3 e 13 anos do distrito de Ponta  da Serra vem distribuindo encanto e magia por onde  passa. Os pequenos esbanjam simpatia e beleza e  não tem como não se envolver com o espetáculo  minucioso mostrado na ponta dos pés, seja em um  simples ensaio, ou em uma apresentação artística.  Toda essa beleza faz parte de um trabalho desenvolvido pelo Serviço de Convivência e  Fortalecimento de Vínculos do CRAS Polo Ponta da  Serra, equipamento da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato,  (SMTDS), que atua no empoderamento de pessoas, objetivando o desenvolvimento dos usuários.

O grupo, denominado “Encanto e Magia”, foi criado  em maio do ano passado, e dividido em 4 turmas.  Ao todo, são 50 crianças e adolescentes, a maioria  da zona rural do município. O figurino impecável,  cabelo e maquiagem a caráter contrastam com a realidade social vulnerável na qual a maioria dos  integrantes do projeto está inserida. Mas quando  começam a dançar, o ballet os leva para outros  mundos e épocas, além da vida cotidiana. Desta  forma, eles se tornam protagonistas de várias  histórias.

“Trabalhar o empoderamento social das nossas  crianças, adolescentes e de sua família como  público alvo central, é primordial nos trabalhos em  foco tratados pela a Política Nacional da Assistência  Social. Uma realidade que é transformada a cada  dia através dos atores sociais e principais  percursores, juntamente com suas desenvolturas  que preconizam como peça fundamental a mudança social”, ressaltou Eugênio Silva, diretor da Proteção Social Básica da SMTDS. Mas o trabalho não envolve apenas questões estéticas e subjetivas. Fisicamente, o balé clássico melhora musculatura, postura, coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e ritmo. Por isso, o grupo é acompanhado pelo educador físico Jorge Luiz Queiroz, com o objetivo de estimular também a prática de atividade física desde a infância.

Nenhum comentário: