quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Crato participa da aula inaugural do CapacitaSUAS em Fortaleza

O Crato participou da aula inaugural do Programa Nacional CapacitaSUAS, realizada no Teatro Celina Queiroz nesta terça-feira(08/09), em Fortaleza. A titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Elisangela Rodrigues, representou o município no evento que contou ainda com a presença do Secretário Estadual da STDS, Josbertine Clementino, a Secretária Nacional da Assistência, Ieda Castro, o presidente do colegiado de Gestores do Estado, Claudio Ricardo, além de presidentes dos conselhos estaduais e nacionais.

O objetivo do programa é institucionalizar, no âmbito do SUAS, a perspectiva político pedagógica e cultural da educação permanente, estabelecendo qualidade nos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. A ideia ainda é propor a atualização e renovação contínua das práticas e atitudes profissionais das equipes de trabalho do SUAS.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o CapacitaSUAS é destinado aos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, assim como aos gestores e demais trabalhadores que atuem nos órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (secretarias de assistência social) e aos agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades nos conselhos de assistência social.

A gestora da SMTDS, Elisangela Rodrigues, avaliou o momento como grandioso para a cidade do Crato. Segundo a secretária, os saberes multidisciplinares precisam interagir para se criar novas prática. “A educação permanente favorece a oportunidade dos trabalhadores trocarem ideias e resignificarem seus fazeres. A Política da Assistência vive hoje um momento de consolidação, e o CapacitaSUAS é, sem dúvida, um marco no avanço para a qualificação dos trabalhadores e também dos serviços ofertados”, ressaltou Elisangela.

O Crato será cidade Pólo Cariri Oeste, garantindo 83 vagas para os profissionais do município. O primeiro curso acontece entre os dias 21 e 25 de setembro e terão certificados emitidos pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com carga horária mínima de 40h.

Nenhum comentário: